Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Considerando a falha do DIU como método utilizado na anticoncepção, analise as a?rmativas a seguir: I. Na gravidez intrauterina, com DIU localizado no fundo uterino e ?os não localizados no exame especular, o DIU deve ser deixado no lugar, e a paciente deve ser advertida sobre os sintomas de infecção. II. O diagnóstico da gravidez intrauterina, na vigência do uso de DIU sem a visualização dos ?os, exige uma ultrassonogra?a. Em caso positivo, a gravidez deve ser interrompida através da curetagem uterina total. III. Na gravidez com DIU, é recomendável a retirada do mesmo se os ?os forem visualizados e o saco gestacional estiver acima do dispositivo intrauterino. IV. Na gravidez com DIU associado à progesterona, com os ?os visualizados, é recomendável a manutenção do mesmo, devido ao efeito protetor da progesterona sobre a gravidez. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e III são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas II e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Os tumores neuroblásticos, incluindo o neuroblastoma, o ganglioneuroblastoma e o ganglioneuroma são tumores originados das células da placa neural primitiva, que produzirá as células da medula adrenal e dos gânglios simpáticos por todo corpo. Sobre o Neuroblastoma, aponte a alternativa INCORRETA.
Cerca de 8% das pessoas nos países ocidentais têm apendicite em algum momento de suas vidas, com uma incidência máxima entre 10 e 30 anos de idade. Sobre aspectos diversos do apêndice, indique a opção CORRETA.
Ao dar banho em uma criança de 1 ano, a mãe notou uma massa abdominal endurecida e a levou ao pediatra. A criança é assintomática. Ao exame físico, nota-se massa endurecida em flanco esquerdo e presença de aniridia, sem outras alterações. Realizou os seguintes exames: hemograma normal, urina tipo I com hematúria microscópica, radiografia simples de abdome com algumas imagens de microcalcificações e ultrassonografia com massa sólida retroperitoneal. O provável diagnóstico é:
Homem de 35 anos de idade procurou o pronto-socorro com quadro de dor abdominal tipo cólica, acompanhada de náuseas e vômitos. Referiu episódios anteriores semelhantes que melhoraram com antiespasmódicos, além de episódio único de enterorragia em pequena quantidade. Negou cirurgias anteriores. Ao exame físico, notou-se lesões pigmentares mucocutâneas nos lábios e nos dedos da mão. Foi indicada a cirurgia que mostrou intussuscepção jejuno-jejunal. Qual a suspeita clínica?
Compartilhar