Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Considerando a falha do DIU como método utilizado na anticoncepção, analise as a?rmativas a seguir: I. Na gravidez intrauterina, com DIU localizado no fundo uterino e ?os não localizados no exame especular, o DIU deve ser deixado no lugar, e a paciente deve ser advertida sobre os sintomas de infecção. II. O diagnóstico da gravidez intrauterina, na vigência do uso de DIU sem a visualização dos ?os, exige uma ultrassonogra?a. Em caso positivo, a gravidez deve ser interrompida através da curetagem uterina total. III. Na gravidez com DIU, é recomendável a retirada do mesmo se os ?os forem visualizados e o saco gestacional estiver acima do dispositivo intrauterino. IV. Na gravidez com DIU associado à progesterona, com os ?os visualizados, é recomendável a manutenção do mesmo, devido ao efeito protetor da progesterona sobre a gravidez. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e III são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas II e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Considere-se um paciente de 28 anos com pneumonias de repetição há 3 anos e 2 episódios de hemoptise, portador de bronquiectasias saculares localizadas na pirâmide basal direita. Qual a alternativa que contém a indicação correta de tratamento cirúrgico para o referido paciente?
Em relação à hipertensão pulmonar, assinale a alternativa INCORRETA.
Um paciente de 35 anos com prótese valvar mitral biológica apresenta quadro febril há 4 semanas. No exame físico, encontra-se em bom estado geral, sem sinais de insuficiência cardíaca. Não há sopros cardíacos, linfadenopatia ou hepatoesplenomegalia. Trazia exames realizados há 1 semana: Hb9g/dl, Htc: 27%, Leucócitos: 12000 (0-76-0-20-4), plaquetas: 155.000; VHS: 65mm/1ª. hora; creatinina: 0,9mg/dl; ureia: 40mg/dl, TGO: 23UI, TGP: 33UI; sorologia para dengue: negativa; anti-HIV: negativo, Urina tipo I: leucócitos: 80.000/ml, eritrócitos: 60.000/ml, Urocultura: negativa. Qual a melhor conduta a seguir ?
Você é médico da equipe 12 na UBS Vila Matilde. Uma família que mudou recentemente para a sua área adscrita vem à Unidade para uma primeira avaliação. O casal Denis e Lucimar e sua filha Maraisa de 17 anos, todos assintomáticos e com desejo de uma "avaliação de rotina". Denis, 48 anos, questiona sobre a necessidade de realizar o exame de toque retal para prevenir câncer de próstata. Nega queixas urinárias ou história familiar de câncer. Nesse caso, qual deve ser a sua orientação?
Compartilhar