Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Considerando algumas das causas prováveis de amenorreia secundária assinale a única assertiva incorreta:

A
Síndrome de Asherman
B
Excisão (ablação) endometrial por alça
C
Tuberculose genital
D
Síndrome de Rokitansky-Kuster-Hauser
E
Conização
Izaura, 85 anos, teve queda da própria altura há uma hora. Ao ser atendida pelo SAMU, queixou-se de intensa dor no quadril esquerdo, com grande limitação funcional do membro inferior esquerdo. Como comorbidades, relatou Diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Ao exame ortopédico, demonstrou discreta rotação externa do membro inferior esquerdo e muita dor do quadril à movimentação passiva. RX da bacia demonstrou acentuada osteoporose e fratura do colo do fêmur esquerdo, com acentuado desvio. O tratamento indicado, neste caso, é:
Uma menina de 4 anos está inconsciente, em apneia e sem pulso. A ressuscitação cardiopulmonar está sendo realizada. O monitor cardíaco revela fibrilação ventricular. Qual das seguintes intervenções deve ser realizada a seguir?
Uma criança de seis semanas de idade foi levada ao pronto-socorro pela mãe, preocupada com o seu filho, que, após se alimentar, apresentava vômitos severos, não biliosos. Nos intervalos dos episódios de vômitos, a criança se alimentava avidamente. Ao exame, a criança encontrava-se desidratada e subnutrida, com movimentos peristálticos no andar superior do abdome. Nesse caso, o diagnóstico é:
Quanto ao derrame pleural por embolia pulmonar todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Compartilhar