Questões na prática

Preventiva

Considerando as características de gestação e parto predominantes no Brasil, pode-se afirmar que as causas mais frequentemente associadas à mortalidade materna em nosso meio são:

Uma das complicações mais comuns em pacientes com câncer e em tratamento quimioterápico é a Neutropenia Febril. Em relação a esse diagnóstico, assinale a INCORRETA:
Um homem de 42 anos notou nódulo levemente doloroso na pálpebra superior há 3 semanas. Ao exame físico o nódulo é firme, sem ulceração. A conjuntiva e a córnea estão aparentemente normais. O exame histopatológico evidenciou “processo inflamatório constituído por linfócitos de permeio a células epitelioides e células gigantes”. Qual é o provável diagnóstico?
Paciente, de 59 anos, do sexo masculino, assintomático, com PSA total de 5,6ng/ml. Ao toque retal, constata-se próstata fibroadenomatosa pesando 20 g. Realizou biópsia obtendo-se 12 fragmentos. O resultado foi adenocarcinoma acinar usual em dois fragmentos da base à direita e um fragmento do ápice à direita. Baseado nestas informações, escolha a opção que reflete o estadiamento TNM desse paciente:
Criança de 04 anos é levada ao pronto-socorro com relato da mãe de que tentou segurá-la pela mão direita quando ela correu para a rua em direção a uma bola com a qual estavam brincando na calçada de casa. Desde então a criança está com dor intensa e restrição do movimento no membro superior direito. A lesão decorrente desse tipo de trauma é:
Compartilhar