Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Considerando as doenças das vias respiratórias altas, assinale a alternativa incorreta:

A
A mastoidite aguda é uma complicação grave da otite média aguda.
B
A epiglotite é causada geralmente pelo Haemophilus influenzae tipo B e incide principalmente durante a adolescência.
C
Os grupos de maior risco para desenvolverem a sinusite são: meninos, crianças com infecções respiratórias superiores frequentes e/ou alergia respiratória.
D
A laringotraqueomalácia é a causa mais frequente de estridor laríngeo congênito.
Os pacientes com síndrome de Down apresentam em torno de 50% de associação da síndrome com cardiopatias congênitas. Dos casos que apresentam essa associação, qual é a cardiopata mais frequente?
Após uma cirurgia de emergência para tratamento de ruptura de aneurisma de aorta abdominal, no terceiro dia de pós-operatório o paciente queixa-se de dor de forte intensidade em flanco esquerdo e apresenta diarréia mucosanguinolenta.. O diagnóstico mais provável é:
Um paciente de 44 anos, com antecedentes de arritmia cardíaca, foi submetido a uma troca de válvula mitral durante a manhã e, na madrugada, apresenta intensa dor e incapacidade para realizar a dorsoflexão dos dedos do pé direito, além de cianose. O tratamento com analgésico e aquecimento do membro inferior foi ineficaz. O diagnóstico mais provável é:
Um professor de 44 anos de idade queixa-se de sensação de dor em queimação há cerca de 2 anos, na perna esquerda, com acentuação vespertina e cãibras noturnas. O exame físico do membro inferior esquerdo mostrou edema 3+ em 4+, hiperpigmentação em terço inferior da perna, microvarizes em região maleolar esquerda. Ele informa que há três anos sofreu acidente de moto que resultou em fratura da fíbula esquerda. Para esse paciente, o diagnóstico atual é:
Compartilhar