Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Considerando as doenças das vias respiratórias altas, assinale a alternativa incorreta:

A
A mastoidite aguda é uma complicação grave da otite média aguda.
B
A epiglotite é causada geralmente pelo Haemophilus influenzae tipo B e incide principalmente durante a adolescência.
C
Os grupos de maior risco para desenvolverem a sinusite são: meninos, crianças com infecções respiratórias superiores frequentes e/ou alergia respiratória.
D
A laringotraqueomalácia é a causa mais frequente de estridor laríngeo congênito.
Homem de 56 anos queixa-se de perda da acuidade e turvação visual. Foi examinado pelo oftalmologista que diagnosticou pan-uveíte. O exame físico não mostrou alterações e os resultados de exames sorológicos de sífilis são os seguintes: ELISA – positivo, VDRL = 1/128. Assinale o correto com respeito a esse caso.
Com referência às intervenções cirúrgicas na infância, julgue o item seguinte. As intervenções cirúrgicas precoces — abaixo de dois anos de idade — são indicadas nos casos de hidrocele e de criptorquidia, em vista dos benefícios relacionados à manutenção da fertilidade e à redução da incidência de câncer testicular.
A litíase urinária é um problema muito frequente na prática urológica, com ônus significativo, tanto em nível pessoal para o paciente, quanto financeiramente para o sistema de saúde. Há relatos de litotomias terapêuticas realizadas, na Índia, há aproximadamente 3.000 anos. A prevalência da doença vem aumentando nas últimas décadas e, apesar dos avanços tecnológicos permitindo abordagens cada vez menos invasivas, a morbimortalidade em casos complicados com infecção continua a surpreender médicos e pacientes. Considerando o tratamento da litíase potencialmente obstrutiva do trato urinário superior e o risco de sepse urinária, qual dos pacientes a seguir apresentados não foi tratado adequadamente?
O sítio de implante metastático mais frequente no câncer de próstata é:
Compartilhar