Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Preventiva

Gastroenterologia

Pneumologia

Dermatologia

Nefrologia

Dermatologia

Considerando as estimativas de incidência e letalidade de cânceres publicadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2009, é correto afirmar que no Brasil são cânceres de mais alta incidência e baixa letalidade, respectivamente:

Em pacientes vítimas de politrauma podemos afirmar que:
Paciente de 68 anos, sexo masculino, veio ao banco de sangue, em consulta ambulatorial, com quadro de astenia, hiporexia e queda do estado geral há duas semanas. Nega outros sintomas associados. Foi encaminhado ao hematologista pela unidade básica de saúde, pois o resultado de um hemograma revelou anemia. Tem antecedente de hipotiroidismo e vitiligo. Ele relata o uso de Levotiroxina 100 mcg ao dia. Exame Físico Normal. hemograma: Hb/Ht: 10/30 (VCM: 120/HCM: 27); leuco: 2700 (bast: 2%/seg: 70%/eosino: 2%/ basof: 1%/ linf: 24%/ mono: 1%); plaquetas: 85.000. Análise morfológica de sangue periférico: presença de granulócitos plurissegmentados. Nesse caso, a principal hipótese diagnóstica é:
Mãe de lactente de 2 meses de vida substitui o leite de vaca por leite de cabra por acreditar que a bronquiolite que a criança apresentara fora desencadeada por alergia à proteína do leite de vaca. Ao se manter a alimentação exclusiva com leite de cabra, a criança está propensa a apresentar:
Em uma consulta de rotina do Posto de Saúde, você atende uma criança que apresenta as seguintes habilidades: anda com apoio, aproxima-se quando é chamada, bate palmas, solta um objeto sob comando, emite 1 ou 2 palavras com significado. Considerando as diretrizes com referência à faixa superior da normalidade, você diria que essa criança tem quanto tempo?
Compartilhar