Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Considerando as principais estratégias para o tratamento não-farmacológico da Hipertensão Arterial Sistêmica, a alternativa correta e mais completa é:

A
controle de peso; limitar ou abolir o uso de bebidas alcoólicas; abandono de tabagismo; prática de atividade física regular.
B
controle de peso; prática de atividade física regular, sem necessidade de reduzir quantidade de sal no preparo dos alimentos.
C
prática de atividades física regular e iniciar anti- hipertensivos.
D
redução do consumo de bebidas alcoólicas; abandono do tabagismo; iniciar diuréticos em baixas doses.
E
obtenção de Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 25 Kg/m²; suspensão do tabagismo; instituição de diurético em baixas doses; redução de quantidade de sal no preparo dos alimentos e manutenção da ingestão adequada de cálcio.
Você foi chamado para avaliar um paciente de 4 meses de idade internado por bronquiolite, que apresentava queda de saturação de oxigênio. Ao chegar à unidade de internação, o paciente estava em uso de cateter de O2 nasal com 4 L/min, saturação de O2 = 50%, FC = 110 bpm, FR= 100 irpm, presença de tiragens intercostais e subcostais, uso de musculatura acessória e cianose. Enquanto você pedia ajuda e preparava o material, o paciente evoluiu em parada cardiorrespiratória. Após o ciclo de compressões e ventilações, o caso foi reavaliado e a criança continuava com o mesmo perfil eletrocardiográfico. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta a conduta mais adequada a ser seguida.
Você foi chamado para avaliar um paciente de 4 meses de idade internado por bronquiolite, que apresentava queda de saturação de oxigênio. Ao chegar à unidade de internação, o paciente estava em uso de cateter de O2 nasal com 4 L/min, saturação de O2 = 50%, FC = 110 bpm, FR= 100 irpm, presença de tiragens intercostais e subcostais, uso de musculatura acessória e cianose. Enquanto você pedia ajuda e preparava o material, o paciente evoluiu em parada cardiorrespiratória. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta o ritmo de parada mais comum nesta situação.
Lactente de 4 meses apresenta antecedente de 3 internações hospitalares por infecção respiratória, com linfopenia, em uso de antibióticos e oxigenioterapia. No período neonatal, apresentou hipocalcemia. Exame físico: cianose de extremidades, saturação arterial de O?, em repouso, em ar ambiente, de 85%, sopro sistólico ejetivo na borda esternal esquerda superior. RX de tórax: hipofluxo pulmonar e coração com forma de bota, além de mediastino estreito com ausência de imagem do timo. Pode-se afirmar que o paciente apresenta:
Em relação ao aneurisma de aorta abdominal infra-renal, assinale o principal fator de risco:
Compartilhar