Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Considerando o atendimento ao recém-nascido em sala de parto, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Imediatamente após o nascimento, a necessidade de reanimação depende da resposta à avaliação rápida de 4 perguntas: Gestação a termo? Ausência de cianose? Respirando ou chorando? Tônus muscular bom?
B
O boletim de Apgar não deve ser utilizado para determinar o início da reanimação, mas sim, para avaliar a resposta do recém-nascido às manobras realizadas.
C
A ventilação com pressão positiva está indicada quando, após a realização dos passos iniciais em 30 segundos, o RN apresenta cianose persistente, apesar da administração de oxigênio inalatório.
D
A ventilação efetiva deve provocar em sequência: elevação da frequência cardíaca, melhora da coloração, estabelecimento da respiração e, por fim, a recuperação do tônus muscular.
E
A intubação traqueal é indicada se existe a necessidade de aspiração traqueal em neonatos deprimidos com líquido amniótico meconial.
Ao exame físico de uma criança de 4 meses de idade, qual dos reflexos abaixo não deve ser mais observado?
O trauma pancreático Grau V está relacionado com uma probabilidade de fístula pancreática temporária maior que 40%, nestes casos a melhor opção para tratamento é o/a:
Paciente com retocolite ulcerativa inespecífica apresenta acontecimento colônico extenso e retal moderado. O tratamento cirúrgico é indicado. Dos procedimentos cirúrgicos abaixo, não pode ser realizado:
Paciente do sexo feminino, 7 anos de idade, com história de artrite em joelho e punho esquerdo, tornozelo direito há sete dias. Com duração de três dias em cada articulação. Há dois dias apresenta dor precordial e cansaço aos grandes esforços. Nega antecedente infeccioso. Ao exame apresenta de positivo: taquicardia (130 bpm) sopro holosistólico em foco mitral com irradiação para a axila e artrite em tornozelo direito. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar