Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Considerando o atendimento ao recém-nascido em sala de parto, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Imediatamente após o nascimento, a necessidade de reanimação depende da resposta à avaliação rápida de 4 perguntas: Gestação a termo? Ausência de cianose? Respirando ou chorando? Tônus muscular bom?
B
O boletim de Apgar não deve ser utilizado para determinar o início da reanimação, mas sim, para avaliar a resposta do recém-nascido às manobras realizadas.
C
A ventilação com pressão positiva está indicada quando, após a realização dos passos iniciais em 30 segundos, o RN apresenta cianose persistente, apesar da administração de oxigênio inalatório.
D
A ventilação efetiva deve provocar em sequência: elevação da frequência cardíaca, melhora da coloração, estabelecimento da respiração e, por fim, a recuperação do tônus muscular.
E
A intubação traqueal é indicada se existe a necessidade de aspiração traqueal em neonatos deprimidos com líquido amniótico meconial.
Em crianças com febre reumática, qual o critério de Jones (maior) mais prevalente?
Durante a avaliação inicial de um paciente vítima de trauma penetrante no tórax, a melhor maneira de diferenciar o pneumotórax hipertensivo do tamponamento cardíaco é através de:
No tocante ao câncer de pênis, é FALSO afirmar que:
Paciente diabética com gangrena de membro inferior, por insuficiência vascular periférica, apresenta dosagem, repetida e confirmada, de potássio sérico = 7,6 mEq/dl. O eletrocardiograma (ECG) da paciente mostra ausência de ondas P, o que difere totalmente dos exames prévios. O tratamento inicial de ação imediata, eficaz para reduzir o risco de morte é a aplicação de:
Compartilhar