Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Considerando o atendimento ao recém-nascido em sala de parto, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Imediatamente após o nascimento, a necessidade de reanimação depende da resposta à avaliação rápida de 4 perguntas: Gestação a termo? Ausência de cianose? Respirando ou chorando? Tônus muscular bom?
B
O boletim de Apgar não deve ser utilizado para determinar o início da reanimação, mas sim, para avaliar a resposta do recém-nascido às manobras realizadas.
C
A ventilação com pressão positiva está indicada quando, após a realização dos passos iniciais em 30 segundos, o RN apresenta cianose persistente, apesar da administração de oxigênio inalatório.
D
A ventilação efetiva deve provocar em sequência: elevação da frequência cardíaca, melhora da coloração, estabelecimento da respiração e, por fim, a recuperação do tônus muscular.
E
A intubação traqueal é indicada se existe a necessidade de aspiração traqueal em neonatos deprimidos com líquido amniótico meconial.
Causa principal de cegueira reversível no Brasil é:
Durante consulta ambulatorial, um homem de 40 anos de idade relatou episódios recorrentes de dor intensa na região periorbitária direita, associados a hiperemia conjutival, lacrimejamento, rinorreia e ptose palpebral que também ocorrem no lado direito; esses eventos têm duração de uma hora (dois episódios diários, geralmente noturnos e que acordam o paciente). Ele informou também que fica até duas semanas sem cefaleia.No exame clínico, constataram-se ptose palpebral, miose e ausência de sudorese na hemiface direita. Considerando as informações acima, julgue o item que se segue. As manifestações observadas no exame clínico desse paciente permitem o diagnóstico da síndrome de Horner.
Assinale a alternativa que apresenta as células predominantes durante a fase proliferativa de uma ferida em cicatrização.
Homem, 67 anos, com histórico de fraqueza muscular progressiva por 10 anos. Ao exame físico apresentava fraqueza muscular proximal e também nas mãos e pés. CPK (creatinofosfoquinase) era duas vezes o valor normal. Eletroneuromiografia evidencia miosite ativa com achados de neuropatia sobreposta. Sem história familiar. Dos diagnósticos a seguir, qual é o mais adequado?
Compartilhar