Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Considerando o câncer de colo uterino, quais as diretrizes do Ministério da Saúde para rastreamento populacional?

A
A citologia deve ser colhida a cada 2 anos após 3 exames consecutivos anuais negativos, em mulheres de 25 a 60 anos de idade.
B
A citologia deve ser colhida a cada 3 anos após 2 exames consecutivos anuais negativos em mulheres de 20 a 70 anos de idade.
C
A citologia deve ser colhida a cada 3 anos após 2 exames consecutivos anuais negativos em mulheres de 25 a 60 anos de idade.
D
A citologia deve ser colhida a cada 2 anos após 2 exames consecutivos anuais negativos em mulheres de 20 a 65 anos de idade.
Em paciente com antecedente de um aborto de segundo trimestre, constata­se útero bicorno. Qual a melhor conduta a ser adotada?
Na prevenção da morte súbita cardíaca pós IAM em paciente com fração de ejeção < 40% você indicaria inicialmente:
Paciente submetido à gastrectomia total com linfadenectomia a D2 para o tratamento de adenocarcinoma do tipo difuso de Lauren, localizado no corpo gástrico. Apresentou no primeiro dia de pós-operatório, febre de 38ºC. Ao exame, FR: 22 irpm, FC: 100 bpm, PA: 130 x 70 mmHg, MV diminuído difusamente. Queixava-se de dor no andar superior do abdome que piorava à palpação. Em relação a este caso, qual das condutas abaixo é a mais adequada?
A alta prevalência da hipertensão arterial sistêmica e a importância de seu controle para a redução do risco cardiovascular tornam o atendimento ao paciente hipertenso uma das principais demandas da atenção primária à saúde. Na avaliação de um paciente, é sinal indicativo da presença de uma possível causa secundária de hipertensão:
Compartilhar