Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Considerando o casal infértil não é verdadeiro afirmar que:

A
o fator masculino é causa de esterilidade conjugal entre 20 a 40% dos casos.
B
a causa mais comum de anovulação/oligovulação nas mulheres inférteis é a síndrome dos ovários policísticos.
C
é discutível como causa de esterilidade a presença de leiomiomas.
D
os distúrbios da ovulação são causas esporádicas de infertilidade feminina.
E
a obstrução tubária e aderências peritoneais podem ser responsabilizadas como causa de esterilidade feminina em até 40%.
Considere os achados abaixo: I. Presença de bronquiectasias; II. Presença de carcinoma brônquico; III. Presença de Streptococcus pneumoniae. Quais deles devem ser considerados na avaliação de um paciente que apresenta pneumonias de repetição ou pneumonias que não respondem a tratamento adequado?
Jovem de 22 anos, professora de educação infantil com carga horária de 40 horas semanais, consultou por quadro de disfonia que piora durante a semana e melhora quando faz repouso vocal. Não apresentava queixas vocais até o início de suas atividades profissionais há 6 meses. Informou ter rinite alérgica. Qual o diagnóstico mais provável?
Considere as assertivas abaixo sobre Lúpus Eritematoso: I. As mucosas não apresentam lesões no Lúpus Eritematoso Sistêmico. II. Manifestações cutâneas, como rash eritematoso facial e fotossensibilidade, estão entre as lesões que mais aparecem nos pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico. III. As lesões discoides ocorrem somente no Lúpus Eritematoso Cutâneo. Quais são as CORRETAS?
Que característica sela o diagnóstico de osteossarcoma?
Compartilhar