Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Considerando o casal infértil não é verdadeiro afirmar que:

A
o fator masculino é causa de esterilidade conjugal entre 20 a 40% dos casos.
B
a causa mais comum de anovulação/oligovulação nas mulheres inférteis é a síndrome dos ovários policísticos.
C
é discutível como causa de esterilidade a presença de leiomiomas.
D
os distúrbios da ovulação são causas esporádicas de infertilidade feminina.
E
a obstrução tubária e aderências peritoneais podem ser responsabilizadas como causa de esterilidade feminina em até 40%.
O Estado do Rio de Janeiro tem a maior taxa de incidência de tuberculose do país. No entanto, o município de Itaboraí destaca-se no cenário mundial, tornando-se referência nacional segundo a OMS e Opas. Especialistas atribuem o bom resultado à cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF) deste município. Os resultados foram a queda no índice de abandono de tratamento de 30% para 4% e o aumento no índice de cura de 60% para 88% nos últimos 5 anos. A estratégia responsável pela maior adesão e por estes resultados se baseia na (no):
Em mais um encontro internacional, o Livestrong Global Câncer Summit, o cigarro foi identificado como o principal causador de morte no mundo a partir de 2010, ultrapassando as causas cardíacas. No organismo não há sistema que seja poupado dos males do cigarro. Outros agentes ambientais estão relacionados aos riscos de adoecimento, especialmente os diferentes tipos de câncer. Os vírus, disseminados no mundo, cada vez mais são identificados como agentes ou facilitadores no desenvolvimento de neoplasias. Não há evidências de neoplasias correlacionadas com o vírus do (da):
Paciente de 40 anos, masculino, proveniente do Pará, área de desmatamento e com queixa de ferida no antebraço direito há 3 meses. Ao exame físico mostra lesão úlcerocrostosa, com bordos elevados, em moldura, com 4,0 cm de diâmetro e fundo granuloso. Foi feita hipótese diagnóstica de Leishmaniose Tegumentar Americana. Marque a alternativa mais correta para o caso.
Homem, 42 anos, procura você para consulta por causa de dor lombar há 10 dias. Ao início era discreta, mas agravou-se e agora impede de trabalhar e andar. É pedreiro, nega trauma, febre, emagrecimento ou história médica anterior. A dor se irradia da região posterior da coxa direita até o tornozelo. A extensão do membro é muito dolorosa, mas a força de extensão do hálux é normal e, também, são normais os reflexos aquileu e patelar. Pode-se afirmar, EXCETO:
Compartilhar