Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

Considerando o caso de um paciente adulto com queimadura somente de epiderme e derme na região anterior do tórax, no abdome, na genitália, na coxa e na perna direita, assinale a opção incorreta.

A
Esse paciente apresenta queimadura de 3º grau.
B
Segundo a regra dos nove, esse paciente possui queimadura em 27% da superfície corpórea.
C
Caso se utilize somente cristaloide para hidratação venosa, deve-se infundir 4 mL/Kg por porcentagem de superfície corpórea total queimada.
D
No caso apreciado, é esperado que haja liberação de mediadores da inflamação nas lesões e em outros tecidos.
E
Nesse paciente, é esperado que haja necrose de coagulação nos tecidos lesados.
Menino de 3 anos apresenta há 2 semanas aumento do volume do hemiescroto direito, mais evidente no fim do dia, indolor. Não apresenta outras queixas. EF: ausência de abaulamento inguinal à manobra de Valsalva, abaulamento do hemiescroto direito, tenso, irredutível à expressão, com transluminação positiva. A conduta mais adequada é
RN prematuro de 36 semanas, nascido de parto normal, foi submetido ao teste do reflexo vermelho (exame do olhinho) cujo resultado foi ausência de reflexo bilateral. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Sobre rinossinusite aguda, marque a alternativa INCORRETA:
Indivíduo de 40 anos é encontrado inconsciente por familiares. Apresentava glicemia de 800 mg/dl e uréia de 35 mg/dl. A gasometria arterial mostrava pH de 7,12, PaO2 de 98 mmHg e PaCO2 de 30 mmHg. Após infusão de 3.000 ml de solução salina associada a insulinoterapia e reposição de potássio adequadas, o paciente permanecia hipotenso, com PA de 85 x 40 mmHg e perfusão de extremidades diminuída. Qual a melhor conduta frente a essa situação?
Compartilhar