Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Considerando o caso de uma paciente de 48 anos de idade com alterações dos hábitos intestinais, febre e dor abdominal no quadrante inferior esquerdo, assinale a opção correta.

A
Essa paciente pode ser portadora de diverticulite, que é uma inflamação de divertículos colônicos.
B
Essa paciente pode ser portadora de diverticulite do sigmoide, que é o local mais comum de divertículos.
C
Essa paciente pode ser portadora de diverticulite não complicada, o tratamento indicado será a ressecção cirúrgica em caráter de urgência relativa.
D
Caso a paciente seja portadora de diverticulite complicada com abscesso, o tratamento de escolha será a laparatomia exploradora.
E
Um clister opaco com bário é corretamente indicado para avaliar se há ou não perfuração de divertículos, caso a suspeita seja de diverticulite.
Quanto ao quadro de litíase urinária na infância, é correto afirmar que:
Indique o escore de Apgar para um recém-nascido, que no primeiro minuto de vida, apresentou respiração irregular (choro fraco), frequência cardíaca > 100, extremidades cianóticas (corpo róseo), discreta flexão de extremidades e tosse ao estímulo (irritabilidade reflexa):
Qual sinal clínico tem maior sensibilidade e especificidade no diagnóstico de persistência do canal arterial no paciente prematuro?
Um homem com 64 anos de idade deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento, queixando-se de dor na panturrilha direita há uma hora. Refere que há mais de 2 meses, ao caminhar ou subir escada, tem sintomas parecidos, mas que eles desaparecem espontaneamente após cerca de 5 minutos de repouso. Relata antecedente de hipertensão arterial, disfunção erétil e diabetes melito. Informa que está sendo tratado com amiodipina, sildenafila e metformina. Conta ainda que foi fumante por 30 anos e que parou de fumar há 3 anos. Ao exame físico, apresenta índice de massa corporal = 35 kg/m², pulso regular, frequência cardíaca = 90 bpm; pressão arterial = 150 x 80 mmHg. Apresenta membros inferiores com rarefação de pelos abaixo do joelho. Não se observam palidez, ulcerações e gangrena. Ao exame dos pulsos, constata-se o seguinte: os femorais estão presentes, os popliteos não são palpáveis, os tibiais posteriores e pediosos estão diminuindo no membro inferior direito. Com base nas informações apresentadas, a lesão esperada para o paciente é
Compartilhar