Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Considerando o caso de uma paciente de 48 anos de idade com alterações dos hábitos intestinais, febre e dor abdominal no quadrante inferior esquerdo, assinale a opção correta.

A
Essa paciente pode ser portadora de diverticulite, que é uma inflamação de divertículos colônicos.
B
Essa paciente pode ser portadora de diverticulite do sigmoide, que é o local mais comum de divertículos.
C
Essa paciente pode ser portadora de diverticulite não complicada, o tratamento indicado será a ressecção cirúrgica em caráter de urgência relativa.
D
Caso a paciente seja portadora de diverticulite complicada com abscesso, o tratamento de escolha será a laparatomia exploradora.
E
Um clister opaco com bário é corretamente indicado para avaliar se há ou não perfuração de divertículos, caso a suspeita seja de diverticulite.
Um lactente com passado de infecções pulmonares recorrentes, com crescimento deficiente, é levado a UPA por tosse e dificuldade na alimentação. A mãe informa que o menino tem “um defeito de nascença no coração”. Ao exame, encontra-se sudoréico, taquipneico, taquicárdico e apresenta sopro holossistólico na reborda esternal esquerda baixa. A cardiopatia congênita é :
Sobre as cardiopatias congênitas, correlacione: I - Transposição de grandes artérias. II - CIV. III - Defeito do septo atrioventricular total. IV - Tetralogia de Fallot. V - Síndrome do ventrículo esquerdo hipoplásico. ( ) Sinais de insuficiência cardíacas raramente estão presentes. ( ) É a cardiopatia congênita cianótica mais comum em RN's. ( ) Entre as citadas, é a cardiopatia congênita mais prevalente. ( ) É a anomalia congênita mais frequentes nos portadores de síndrome de Down. ( ) Manifesta-se por ausência de pulsos nos 4 membros e por sinais de choque, em geral após 24 horas de vida. Assinale a numeração CORRETA:
Correlacione a primeira coluna, dos agentes etiológicos, com a segunda, que se referem às manifestações clínicas mais significativas da infecção congênita, e escolha a resposta CORRETA: I- Rubéola; II- Citomegalovírus; III- Toxoplasmose; IV- Vírus herpes-simples; V- Sífilis. ( ) Vesículas e conjuntivite; ( ) Microcefalia e calcificação intracraniana; ( ) Catarata e cardiopatia congênita; ( ) Hidrocefalia e coriorretinite; ( ) Exantema maculopapular e lesão óssea.
Com relação às hérnias da parede abdominal, é correto afirmar que a hérnia de:
Compartilhar