Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Considerando o caso de uma paciente de 48 anos de idade com alterações dos hábitos intestinais, febre e dor abdominal no quadrante inferior esquerdo, assinale a opção correta.

A
Essa paciente pode ser portadora de diverticulite, que é uma inflamação de divertículos colônicos.
B
Essa paciente pode ser portadora de diverticulite do sigmoide, que é o local mais comum de divertículos.
C
Essa paciente pode ser portadora de diverticulite não complicada, o tratamento indicado será a ressecção cirúrgica em caráter de urgência relativa.
D
Caso a paciente seja portadora de diverticulite complicada com abscesso, o tratamento de escolha será a laparatomia exploradora.
E
Um clister opaco com bário é corretamente indicado para avaliar se há ou não perfuração de divertículos, caso a suspeita seja de diverticulite.
Paciente de 26 anos procura o serviço de saúde com queixas de febre, dor torácica tipo pleurítica à direita, acompanhada de tosse inicialmente seca e posteriormente com escarro amarelado. Exame físico revela propedêutica de condensação e derrame pleural na base do hemitórax direito. RX de tórax mostra imagem de derrame pleural. Hemograma com grande leucocitose e desvio à esquerda. Líquido obtido por punção revela aspecto purulento com PH de 6,2, glicose 30 mg/dl. Qual o melhor procedimento?
Mulher sexagenária queixa-se de “bola” na vagina e “urina solta”. Relata que perde urina quando faz força, tem que ir “correndo” ao banheiro quando tem vontade de urinar e, às vezes, não consegue segurar o desejo miccional. Urina “toda hora” e acorda várias vezes durante a noite para esvaziar a bexiga. São afirmativas adequadas ao caso, exceto:
Qual a afirmativa que está errada: a Grelina:
Considere o caso de paciente do sexo feminino, 34 anos, com discreta dor e desconforto em hipocôndrio.Traz à consulta ecografia abdominal, evidenciando nódulo hepático com 7 cm de diâmetro. A paciente nega anorexia, emagrecimento, transfusões sanguíneas ou cirurgias prévias. O único medicamento em uso é anticoncepcional oral há 17 anos. Traz à consulta hemograma e provas de função hepática normais. Diante dessa situação clínica, a principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar