Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Considerando o caso de uma paciente de 48 anos de idade com alterações dos hábitos intestinais, febre e dor abdominal no quadrante inferior esquerdo, assinale a opção correta.

A
Essa paciente pode ser portadora de diverticulite, que é uma inflamação de divertículos colônicos.
B
Essa paciente pode ser portadora de diverticulite do sigmoide, que é o local mais comum de divertículos.
C
Essa paciente pode ser portadora de diverticulite não complicada, o tratamento indicado será a ressecção cirúrgica em caráter de urgência relativa.
D
Caso a paciente seja portadora de diverticulite complicada com abscesso, o tratamento de escolha será a laparatomia exploradora.
E
Um clister opaco com bário é corretamente indicado para avaliar se há ou não perfuração de divertículos, caso a suspeita seja de diverticulite.
Quais grupos de vacinas abaixo fazem parte do Calendário normal de vacinações oferecidas pela Saúde Pública:
Um homem de 75 anos de idade foi atendido no posto de saúde com história de dor abdominal tipo cólica de leve a moderada intensidade há cerca de um mês. Referiu que apresentava hematoquezia há cerca de três meses e que, há duas semanas, notou tumor na fossa ilíaca esquerda de +/- 10 cm de diâmetro. Negou febre e referiu astenia e perda de cerca de 10% de seu peso habitual nos últimos dois meses. Negou antecedentes familiares de neoplasias, diabetes e doenças cardiológicas. Considerando esse caso e a hipótese diagnóstica de câncer no cólon, assinale a alternativa CORRETA:
Com relação à angina de Vincent, assinale a alternativa incorreta.
Paciente com 15 semanas de idade gestacional apresenta, entre os resultados dos exames pré-natais de rotina, sorologia positiva para toxoplasmose, IgG positivo e IgM positivo. Qual deve ser a conduta imediata para definir a condução do caso?
Compartilhar