Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Pneumologia

Considerando o diagnóstico de Trombo Embolismo Pulmonar, pode-se afirmar:

A
A gasimetria arterial é usualmente normal, mesmo nos casos graves.
B
A radiografia de tórax apresenta anormalidades pleurais em mais de 60% dos casos com suspeita clínica.
C
Níveis séricos de D-dímero, duas vezes acima do valor referência, garantem certeza diagnóstica superior a 95%.
D
A tomografia computadorizada de alta resolução é exame com alto grau de certeza diagnóstica, e com baixo risco.
E
A arteriografia pulmonar não apresenta resultados satisfatórios, mesmo nos casos de grande repercussão clínica.
A displasia do desenvolvimento do quadril, nova denominação para a antiga luxação congênita de quadril, tem como melhor diagnóstico em recém-nascido o estudo de imagem:
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Qual é a manifestação mais comum do aneurisma poplíteo?
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Paciente feminina, 30 anos de idade, comerciante, admitida na emergência de hospital geral apresentando dor no peito, sensação de sufocamento, tontura, coração acelerado e tremores. Refere ser o segundo episódio neste mês, sem histórico de transtorno psiquiátrico. Após a exclusão de doenças orgânicas, qual o diagnóstico mais provável?
Criança de 7 anos é trazida ao ambulatório de cirurgia pediátrica com histórico de sinais flogísticos recorrentes em região cervical anterior. O exame físico encontra um nódulo de mais ou menos 1,7 cm de diâmetro em linha média, de consistência fibroelástica, caudal ao osso hióide. A mãe informa que a lesão “mexe pra cima e pra baixo quando a criança engole”. O diagnóstico mais provável é de:
Compartilhar