Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Pneumologia

Considerando o diagnóstico de Trombo Embolismo Pulmonar, pode-se afirmar:

A
A gasimetria arterial é usualmente normal, mesmo nos casos graves.
B
A radiografia de tórax apresenta anormalidades pleurais em mais de 60% dos casos com suspeita clínica.
C
Níveis séricos de D-dímero, duas vezes acima do valor referência, garantem certeza diagnóstica superior a 95%.
D
A tomografia computadorizada de alta resolução é exame com alto grau de certeza diagnóstica, e com baixo risco.
E
A arteriografia pulmonar não apresenta resultados satisfatórios, mesmo nos casos de grande repercussão clínica.
Paciente com 9 meses de idade, sexo feminino, comparece para consulta de rotina no ambulatório de puericultura. A família nega queixas e relata que a criança é muito ativa e esperta, observando preferência para segurar brinquedos com a mão esquerda, por ser “canhota”. Ao exame físico a paciente firma a cabeça, rola, senta sem apoio, ainda não engatinha, fica em pé com apoio e troca passos com apoio. A resposta obtida ao se testar o reflexo cutâneo plantar é de extensão dos dedos bilateral. Baseado nesses dados você conclui que:
Criança de 3 anos com história de seis dias de hipertermia, ao exame físico apresenta conjuntivite, queilite, linfonodomegalia cervical, exantema em troncos, mãos e pés. A hipótese diagnóstica e a conduta terapêutica específica são, respectivamente:
Um paciente com 35 anos foi submetido a uma tireoidectomia subtotal por bócio nodular atóxico. Cerca de 12 horas após a cirurgia passa a apresentar dispneia, taquipneia, sudorese, taquicardia, palidez cutâneo mucosa e PA de 90 X 60mmHg, além de tumefação cervical anterior. Seu curativo cirúrgico estava seco. A conduta imediata para o paciente deverá ser:
Em relação à queimaduras, considerar as assertivas abaixo: I - Deve ser internado o paciente com queimadura de 2º grau que envolva mais de 20% da superfície corporal. II - Em grandes queimados, o débito urinário deve ser mantido em, pelo menos, 0,5 ml/kg/h, e a frequência cardíaca, em até 120 bpm. III - Uma das fórmulas mais utilizadas na reposição volêmica (fórmula de Parkland) sugere o uso de solução de ringer lactato a 4 ml/kg/h percentual de superfície queimada. É (são) correta (s) a (s) assertiva (s):
Compartilhar