Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Considerando o lúpus eritematoso sistêmico, assinale a alternativa incorreta:

A
Os pacientes cuja biopsia renal revelou nefrite classes I e II devem ser tratados com altas doses de corticoides, não havendo indicação para uso de drogas citotóxicas.
B
O prognóstico da nefrite lúpica costuma ser pior em pacientes da raça negra.
C
A ciclofosfamida tem toxicidade para o epitélio vesical, estando relacionada a cistite hemorrágica, fibrose vesical e carcinoma de células transicionais.
D
O uso crônico de drogas antimaláricas parece proteger contra exacerbações da doença.
Paciente de dois anos e sete meses vem ao atendimento de emergência com quadro de tosse e febre (até 39, 7 °C) há seis dias. A cobertura vacinal prevista pelo Programa Nacional de Imunizações está completa. O RX de tórax evidenciou condensação homogênea em base de pulmão D, sem sinais de derrame pleural. Nesse caso:
Adolescente de 15 anos procura a pediatra que a acompanha desde o nascimento, pedindo-lhe orientação para a anticoncepção. Não quer que seus pais saibam em hipótese alguma. Nesse caso a conduta indicada é:
Em crianças com febre reumática, qual o critério de Jones (maior) mais prevalente?
Durante a avaliação inicial de um paciente vítima de trauma penetrante no tórax, a melhor maneira de diferenciar o pneumotórax hipertensivo do tamponamento cardíaco é através de:
Compartilhar