Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Considerando o lúpus eritematoso sistêmico, assinale a alternativa incorreta:

A
Os pacientes cuja biopsia renal revelou nefrite classes I e II devem ser tratados com altas doses de corticoides, não havendo indicação para uso de drogas citotóxicas.
B
O prognóstico da nefrite lúpica costuma ser pior em pacientes da raça negra.
C
A ciclofosfamida tem toxicidade para o epitélio vesical, estando relacionada a cistite hemorrágica, fibrose vesical e carcinoma de células transicionais.
D
O uso crônico de drogas antimaláricas parece proteger contra exacerbações da doença.
No íleo biliar, o local mais frequente de impactação do cálculo é:
Paciente feminino, 49 anos, emagrecimento de 8 kg nas últimas 4 semanas, insônia, tremores e labilidade emocional. Peso atual = 72 kg. Tireóide de tamanho normal, sem nódulos, móvel e de consistência fibroelástica. Exames laboratoriais: TSH 0,001 (referência: 0,4-4,0mUI/mL) e T4L 1,60 (referência: 0,8-1,9ng/dL). Anticorpo anti-tireoglobulina positivo. Captação tiroidiana nas 24h (I131): 20%. A PRINCIPAL HIPÓTESE diagnóstica é: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição
Uma mulher branca de 72 anos de idade é trazida à unidade de emergência, onde se apresenta torporosa, com temperatura axilar de 38,7ºC, PA de 85x50mmHg, FC em 115bpm, FR de 28 incursões/minuto. Os exames iniciais mostram: leucócitos totais 18.500/mm3, exame parcial de urina com leucocitúria e piúria, creatinina sérica em 2,0mg/dL e gasometria arterial mostrando pH = 7,24, pO2 = 92mmHg, pCO2 = 29 mmHg e bicarbonato 14,6mEq/L. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao diagnóstico provável: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
Um homem de 20 anos apresenta-se para avaliação com dor lombar baixa de dois anos de evolução. Ele refere que a dor é predominantemente no final da madrugada e de manhã cedo, com uma rigidez matinal de uma hora na região lombar. De outras queixas, refere que apresenta ocasionalmente dor nos calcanhares. O exame físico não revelou anormalidades, com exceção de um teste de Schober com resultado de 3 cm. Um raio-X de sacroilíacas mostra esclerose e erosões bilaterais. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Compartilhar