Questões na prática

Preventiva

Considerando o “Pacto pela Saúde”, estabelecido como meta para a saúde brasileira e desafio para o Sistema Único de Saúde, são estratégias presentes no Pacto, com EXCEÇÃO de:

Paciente do sexo masculino, 70 anos, hipertenso, etilista, portador de insuficiência coronariana com angina estável, sem história de dor abdominal, durante exame de ultrassom para investigação de elevação de enzimas hepáticas, foi evidenciado aneurisma de aorta abdominal. Foi então submetido a angiotomografia de abdome que apresentou um aneurisma fusiforme da aorta abdominal infra-renal medindo 4,2 cm no maior diâmetro, com trombos murais. Um ano após o achado, a angiotomografia foi repetida e mostrou um aumento do aneurisma, com o mesmo apresentando 4,5 cm no maior diâmetro. Qual medida deve ser tomada?
Menino com 7 meses de idade é levado pela mãe a Unidade Básica de Saúde em consulta de Puericultura. A mãe está preocupada, pois acha que ele é mais lento que os irmãos. Após anamnese detalhada, o pediatra realizou o exame físico e afirmou que o exame neurológico e o desenvolvimento neuropsicomotor estavam condizentes com a idade. O que o pediatra observou em relação a linguagem, motricidade, comportamento adaptativo e reflexos arcaicos, respectivamente, para fazer tal afirmação?
Mulher, 61 anos, apresenta-se na emergência, com dor em fossa ilíaca esquerda, há 10 dias, associada a náuseas, vômitos e febre de 38,8º. Refere outros episódios semelhantes no passado, porém com menor intensidade. Ao exame físico, apresenta-se taquicárdica, hipotensa e abdome com irritação peritoneal difusa. A radiografia simples de abdome demonstra alças distendidas de intestino delgado, níveis hidroaéreos, sem evidência de ar no reto. A contagem leucocitária é de 26000/mm³ com desvio à esquerda (8% de bastonetes). A proposta terapêutica inicial para essa paciente é:
Paciente procura o ambulatório queixando de lesões avermelhadas no corpo, incluindo palmas de mãos e plantas de pés. O VDRL foi positivo 1/16. Como devemos instituir o tratamento?
Compartilhar