Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Considerando o quadro clínico de um paciente de 35 anos de idade, com sintomas de pirose há 8 anos e que há 6 meses passou a apresentar regurgitação, assinale a opção correta.

A
A pirose é definida como dor do tipo queimação em região epigástrica.
B
Caso o diagnóstico seja de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a monitorização do pH na junção esofagogástrica é o 1º exame a ser solicitado.
C
Esse paciente poderá ser submetido à manometria do esôfago, e a conduta terapêutica será definida em função das informações funcionais dos esfíncteres esofágicos superior e inferior.
D
Se houver indicação cirúrgica para tratamento de DRGE, a cardiomiotomia seguida de fundoplicatura será procedimento cirúrgico de escolha.
E
Caso a regurgitação desse paciente seja de alimentos não digeridos, ele pode ser portador de uma divertículo esofágico.
Qual o melhor momento para pacientes portadores de criptorquidia serem submetidos a tratamento cirúrgico?
A vagotomia pode ser causa das seguintes afecções, EXCETO:
Criança de 5 meses de idade, bom desenvolvimento ponderoestatural, portadora de síndrome de Down, foi observado sopro cardíaco em exame de rotina. Deve ser submetida à avaliação cardiológica completa?
Lactente de cinco meses iniciou quadro de cianose de mucosas labial, bucal, e de leitos ungueais de mãos e pés, que se exacerba com o choro e, às vezes, com a mamada. Exame físico: eutrófica; eupneica; precórdio calmo; sopro rude em borda esternal esquerda. Radiografia de tórax: ausência de infiltrado pulmonar; hipofluxo pulmonar; área cardíaca de tamanho normal; arco médio escavado. A hipótese diagnóstica mais provável é.
Compartilhar