Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Considerando o quadro clínico de uma paciente de 28 anos de idade que possui nódulo tireoidiano de 1,5 cm com diagnóstico de carcinoma bem diferenciado, assinale a opção correta.

A
Se essa paciente tiver história de exposição à radiação, o principal diagnóstico será de câncer anaplásico de tireoide.
B
Devido à idade dessa paciente, o carcinoma folicular é o mais provável diagnóstico.
C
Na ausência de linfonodos cervicais palpáveis, essa paciente poderá ser submetida à nodulectomia tireoidiana.
D
Caso essa paciente seja portadora de carcinoma papilar, ela terá melhor prognóstico em relação aos outros tipos bem diferenciados.
E
A cintilografia de tireoide poderá esclarecer qual tipo de carcinoma que essa paciente possui.
Um bebê está sendo reanimado na sala de parto. Já se passaram um ciclo de VPP com balão e máscara, seguido de um ciclo de VPP intubado com massagem cardíaca(coordenados 1:3), feito a primeira dose de adrenalina na cânula endotraqueal e novo ciclo de VPP e massagem cardíaca. Na reavaliação, após esse último ciclo, a FC=50 bpm, sem melhora da cor que permanece cianótica com áreas de moteado de pele. Na sequência, qual a conduta mais correta a ser tomada:
Vem para ser atendida na Unidade de Saúde a Sra. Monalisa de 43 anos, casada, cabeleireira do bairro. Queixa-se de batedeira no peito há dois dias. Apresenta freqüência cardíaca de 120 bpm, PA = 140x100 mm Hg, ausculta cardíaca: ritmo regular, dois tempos, sem sopro e sem desdobramentos. Queixa-se de poliúria no período dos sintomas e insônia nos últimos dois meses. Relata que é o quarto episódio no ano e que acontece quando tem problemas para resolver no trabalho. O diagnóstico mais provável é:
Sobre anormalidades da parede abdominal em neonatos é correto afirmar que:
Em relação ao tratamento do adenocarcinoma gástrico podemos afirmar que:
Compartilhar