Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Considerando o quadro clínico de uma paciente de 28 anos de idade que possui nódulo tireoidiano de 1,5 cm com diagnóstico de carcinoma bem diferenciado, assinale a opção correta.

A
Se essa paciente tiver história de exposição à radiação, o principal diagnóstico será de câncer anaplásico de tireoide.
B
Devido à idade dessa paciente, o carcinoma folicular é o mais provável diagnóstico.
C
Na ausência de linfonodos cervicais palpáveis, essa paciente poderá ser submetida à nodulectomia tireoidiana.
D
Caso essa paciente seja portadora de carcinoma papilar, ela terá melhor prognóstico em relação aos outros tipos bem diferenciados.
E
A cintilografia de tireoide poderá esclarecer qual tipo de carcinoma que essa paciente possui.
Uma mulher de 37 anos apresenta lesão enegrecida de cerca de 0,8 cm de diâmetro, no dorso. Tipo de biópsia recomendada:
Todas as alteranativas abaixo mostram vantagens do uso da heparina de baixo peso molecular (HBPM) sobre a heparina padrão fracionada (HNF) na profilaxia do tromboembolismo venoso, EXCETO:
Nasceu uma criança com fenda palpebral oblíqua, orelhas de implantação baixa, braquicefalia, prega palmar transversal única e clinodactilia dos quintos dedos das mãos. O exame clínico foi sugestivo de cardiopatia. O geneticista avaliou e suspeitou de uma síndrome cromossômica e solicitou um cariótipo. O exame confirmou a hipótese. A cardiopatia congênita mais comum nessa situação é:
Um paciente de 36 anos que pesa 60 kg dá entrada no Pronto Socorro com queimaduras em 50% da superfície da área corporal total. Usando-se, para esse paciente, a fórmula de Parkland, a quantidade de Ringer Lactato que deve ser administrada, nas primeiras oito horas, é:
Compartilhar