Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Considerando os tumores malignos do ovário assinale a assertiva incorreta:

A
O câncer ovariano tem sido associado à baixa paridade e infertilidade. A paridade nestes casos é inversamente proporcional ao risco.
B
O uso por longo período de contraceptivos orais estão associados ao aumento do risco relativo para o câncer de ovário risco.
C
Tumores metastáticos do ovário são frequentemente do tubo digestivo e mama.
D
A grande maioria dos cânceres epiteliais de ovário é esporádica; os cânceres familiares respondem por apenas 5 a 10% dos casos.
E
A grande maioria dos tumores malignos epiteliais de ovário é do tipo histológico seroso.
O diagnóstico diferencial do herpes-zóster se faz com:
Mulher, 78 anos, portadora de fibrilação atrial crônica, não fazendo uso de anticoagulante, apresenta dor abdominal iniciada em região periumbilical, que se torna posteriormente difusa, com irritação peritonial. A principal hipótese diagnóstica é:
Considere as seguintes afirmações no que se refere às infecções causads por Haemophilus Influenzae: I. A meningite por este agente ocorre comumente em crianças menores de cinco anos de idade e em adultos com história de traumatismo craniano ou extravasamento liquórico. II. É comum a ocorrência de derrames parapneumônicos ou de empiema em pacientes com pneumonia pelo haemophilus influenzae. III. Constitui-se como a causa mais frequente de otite média em crianças de pouca idade. IV. A ampicilina é o agente de escolha para tratamento das infecções pelo haemophilus influenzae. V. Com frequência pacientes com doença pulmonar crônica conhecida apresentam traqueobronquite por este agente, caracterizada por achados radiográficos de condensação lobar, ausência de febre e piora gradual do quadro respiratório subjacente. Avalie as seguintes assertivas, selecionando a correta:
Na litíase biliar, a icterícia causada pela impactação de um grande cálculo na bolsa de Hartmann, que obstrui mecanicamente o hepatocolédoco, caracteriza a síndrome de:
Compartilhar