Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Considerando os tumores malignos do ovário assinale a assertiva incorreta:

A
O câncer ovariano tem sido associado à baixa paridade e infertilidade. A paridade nestes casos é inversamente proporcional ao risco.
B
O uso por longo período de contraceptivos orais estão associados ao aumento do risco relativo para o câncer de ovário risco.
C
Tumores metastáticos do ovário são frequentemente do tubo digestivo e mama.
D
A grande maioria dos cânceres epiteliais de ovário é esporádica; os cânceres familiares respondem por apenas 5 a 10% dos casos.
E
A grande maioria dos tumores malignos epiteliais de ovário é do tipo histológico seroso.
O assim chamado “Teste do pezinho” recomendado pelo Ministério da Saúde é teste preventivo para quais patologias?
A técnica de Lichtenstein é considerada:
Menina 6 meses, nascida a termo, Apgar 9/10, pré-natal sem intercorrências, peso de nascimento 3200 g, em aleitamento materno exclusivo até o momento. Há 15 dias, apresenta ao exame físico palidez cutâneo mucosa moderada, ganho ponderoestatural insatisfatório, irritabilidade, recusa alimentar e febre sem foco aparente. Numa análise inicial seu pediatra solicitou hemograma completo, ferro sérico, ferritina e Rx de tórax, cujos resultados se mostraram todos dentro da normalidade. Diante deste quadro a conduta mais correta seria:
O estado de mal epiléptico é caracterizado pela presença de crises epilépticas com mais de 30 minutos de duração e exige tratamento imediato. Quando a despeito do tratamento instituído, persiste a atividade convulsiva, instala-se o estado de mal epiléptico refratário, cuja mortalidade é de cerca de 40% no adulto. A droga de escolha a se utilizar na criança que atinge esta fase (estado de mal epiléptico refratário) é:
Compartilhar