Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Considerando pacientes com pré-diabetes, é verdade que:

A
estudos como FINNISH e o DPP, mostraram que a mudança de estilo de vida pode reduzir o risco de evolução para diabetes mellitus em cerca de 58%, em anos seguintes.
B
estudos como FINNISH e o DPP, mostraram que a mudança de estilo de vida e uso de metformina são igualmente eficazes em reduzir o risco de evolução para diabetes mellitus
C
é recomendado introduzir metformina antes de estimular o indivíduo a aderir a um estilo de vida mais saudável
D
modificação no estilo de vida não traz outros benefícios além da prevenção de diabetes mellitus
E
não apresentaram risco aumentado de doença cardiovascular e diabetes mellitus em relação à população geral e, por isso, podem ser observados sem nenhuma necessidade de intervenção
São cardiopatias onde a crise hipoxêmica pode estar presente:
Homem, 65 anos de idade, procura atendimento com queixa de dor em panturrilha direita enquanto deambula, com piora progressiva, necessitando interromper a marcha a cada 100 metros aproximadamente. O paciente é hipertenso e tabagista há 40 anos. Nega diabetes. Ao exame físico, ausência de lesões tróficas nos membros; à direita, ausência de pulsos femoral, poplíteo ou distais; à esquerda, presença de pulso femoral, porém ausência de pulsos poplíteo ou distais. Em relação a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Sobre o câncer de rim afirma-se que:
Recém-nascido com 38 semanas de idade gestacional; peso de nascimento 3.250 g; parto cesárea; líquido amniótico claro; Apgar 8 e 9. Encontra-se com 36 horas de vida, assintomático, frequência respiratória de 55 irpm, em aleitamento materno no alojamento conjunto. No exame de oximetria de pulso, o resultado foi de 97% no membro superior direito e no membro inferior, de 92%. A conduta e a principal suspeita diagnóstica são, respectivamente:
Compartilhar