Considerando-se a pancreatite aguda, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I - a tripsina sérica é mais específica no diagnóstico da doença do que a lípase, que por sua vez é mais específica que a amilase sérica.
II - a colangiografia endoscópica retrógrada está indicada na maioria dos casos de pancreatite aguda.
III - a principal complicação que leva ao óbito nesta doença é a formação de pseudocisto.
IV - em pacientes chocados, com pressão intra-abdominal aferida em 12 mmHg, a abertura da cavidade abdominal com peritoniostomia é uma alternativa a ser considerada.
A
as afirmações I e II são corretas
B
as afirmações II e III são corretas
C
as afirmações I e IV são corretas
D
as afirmações I, II e IV são corretas
E
apenas a afirmação I é correta
Outras questões
Com relação aos transtornos de pânico, são apresentadas as seguintes assertivas: I. O primeiro ataque de pânico costuma ser inesperado, podendo estar relacionado à excitação, ao esforço físico, à atividade sexual e a trauma emocional moderado. II. O exame formal do estado mental durante o ataque de pânico pode revelar ruminação, dificuldade de fala e comprometimento da memória. III. Os benzodiazepínicos e os tricíclicos apresentam melhor resposta em comparação aos inibidores seletivos da recaptação de serotonina. Qual é a alternativa correta?
Durante uma reunião de capacitação em Saúde Escolar para os Agentes Comunitários de Saúde das equipes de Saúde da Família de um município de médio porte, foi fornecida uma série de informações e de procedimentos relativos à avaliação de acuidade visual de crianças e adolescentes. Os Agentes Comunitários de Saúde devem saber que:
Homem com 38 anos de idade, pedreiro, vem à Unidade Básica de Saúde com relato de dor lombar contínua há uma semana, aos esforços acentuados, a qual não causa limitação de suas atividades diárias. Informa, com bastante firmeza, diminuição da sensibilidade na face lateral da perna esquerda. Ao exame físico apresenta dor à digitopressão lombar com teste de Lasègue negativo bilateralmente. A conduta a ser adotada na sequência deve ser:
Homem com história de impotência sexual progressiva e claudicação intermitente de longa data (> 1 ano), que tem se agravado. Ao exame clínico percebe-se acentuada diminuição dos pulsos femorais. Deve-se pensar em: