Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Considerando-se o caso da questão acima, quais ajustes ventilatórios devem ser realizados para se prevenirem injúrias relacionadas à ventilação mecânica?

A
Reduzir o fluxo inspiratório e aumentar a PEEP.
B
Trocar o modo ventilatório para pressão controlada (PCV).
C
Manter os mesmos parâmetros, uma vez que a hipoxemia foi corrigida e o paciente não está retendo CO2.
D
Reduzir o volume corrente para 6 ml/kg e aumentar a PEEP.
E
Inverter a relação inspiração:expiração.
Qual o dado mais sensível ao exame clínico, para diagnóstico de pneumonias na infância?
Homem, 32 anos, agricultor, refere, há 4 semanas, úlcera de 3 cm de diâmetro em antebraço esquerdo após picada de inseto. Tem bordos em moldura, indolor e aspecto granuloso em sua superfície. Presença de pequeno gânglio satélite.
Paciente de 55 anos, sexo feminino, com quadro súbito de perda de consciência, que durou 15 minutos. Com recuperação da consciência, apresentava cefaleia intensa, pulsátil e vômitos. Após 3 dias procurou atendimento por permanência das queixas e apresentava o seguinte exame neurológico: Kernnig positivo bilateral, com rigidez de nuca com Brudizinski presente e Lasègue positivo. Estava febril (38º). Foi puncionada e LCR com: 7 leucócitos, predomínio de mononucleares, proteínas de 90mg%, glicose 60mg% (glicemia de 90mg%), hemácias de 5500. Provas dos três tubos mostrando xantocromia mantida (invariável). CT de crânio hiperdensidade de foice inter-hemisférica posterior. Qual é o diagnóstico e conduta, além da internação.
A perpetuação do processo inflamatório, que é responsável pelo caráter de cronicidade da Artrite Reumatoide, ocorre:
Compartilhar