Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Considere a situação onde você seja um gestor de saúde e esteja planejando ações estratégicas de prevenção e promoção de saúde em sua comunidade. É necessário saber a prevalência dos principais fatores nocivos à saúde. Dentre os fatores nocivos a saúde abaixo, assinale o mais prevalente em grandes cidades do Brasil:

A
Tabagismo.
B
Sedentarismo.
C
Alcoolismo.
D
Diabetes.
E
Hipertensão.
Homem, 72 anos, com diagnóstico de aneurisma de aorta abdominal, iniciou um quadro súbito de dor e de tumefação dos pododáctilos, especialmente na porção distal dos mesmos. Foi pensado em quadro de ateroembolia. Diante desta hipótese diagnóstica, faria parte das alterações esperadas a presença de:
Paciente com diabetes tipo 2, portador de hipertensão arterial estágio I, deverá iniciar tratamento para a pressão preferencialmente com:
A Flegmasia cerúlea dolens:
Em relação ao hipotireoidismo, julgue os itens a seguir. I - O hipotireoidismo subclínico aplica-se aos pacientes com níveis normais de TSH e T4 livre. II - A tireoidite de Hashimoto é a doença tireoidiana mais comum entre crianças e adolescentes, sendo reconhecida como principal causa de bócios não tóxicos. III - No hipotireoidismo congênito, as causas mais frequentes são as relacionadas à região hipotalâmica-hipofisária. IV - As lesões do sistema nervoso central que ocorrem em crianças com hipotireoidismo não tratado nos primeiros anos de vida podem ser revertidas com o tratamento e uso da levotiroxina.
Compartilhar