Considere a veracidade das frases abaixo, relacionadas ao manejo de pacientes com infecção pelo HIV. I- Após o início da Terapia Antirretroviral (TARV), pode acontecer uma piora paradoxal de infecções oportunistas pré-existentes, não tratadas, ou tratadas parcialmente. II- Na América do Sul, a reativação da doença de Chagas é considerada uma condição definidora de AIDS. Na forma de meningoencefalite, as lesões aparecem radiologicamente como lesões únicas ou múltiplas áreas hipodensas, tipicamente com o sinal do anel e edema. III- Uma das indicações para alterar a TARV é menos de 1 log de queda de RNA no plasma, após 8 semanas do início do tratamento. Marque a alternativa correta.
A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
Apenas II e III.
Outras questões
Um paciente de 57 anos apresenta-se ambulatorialmente com história de dor em joelho direito há 4 meses. Relata rigidez matinal de 25 minutos. Durante a deambulação, há intensificação da sintomatologia dolorosa. Ao exame do joelho direito, percebe-se crepitação à movimentação ativa. Qual o diagnóstico mais provável?
Na mononucleose infecciosa com evolução pouco satisfatória e aparecimento de estridor progressivo e dificuldade para respirar, qual a conduta terapêutica indicada?
Mário, pré-escolar de 3 anos de idade, chega ao ambulatório com febre elevada há 24 horas, acompanhada de hiperemia de orofaringe e tosse ocasional incomodativa, além de coriza hialina. Atualmente tem 13 kg e apresenta bom estado geral, com ausculta respiratória e cardíaca normais. Na história familiar, a genitora tem rinite alérgica. Nos antecedentes pessoais, teve um episódio de otite média aguda aos 18 meses de idade. Qual a prescrição médica mais adequada para o caso?
João Vítor, de 18 meses, com sinais de coriza espessa amarelada há 5 dias, chega ao consultório com bom estado geral, mas com sinais de impetigo no intróito nasal e febrícula há 24 horas. Mariana, de 15 meses, tem história de febre moderada há 48 horas, acompanhada de micropoliadenopatia cervical lateral, e ao exame tem estado geral regular, com coriza nasal hialina, mas apresenta exsudato em orofaringe esbranquiçado em região de tonsilas palatinas. No que se refere ao tratamento desses dois pacientes, assinale a conduta mais adequada.