Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Considere a veracidade das frases abaixo, relacionadas ao manejo de pacientes com infecção pelo HIV. I- Após o início da Terapia Antirretroviral (TARV), pode acontecer uma piora paradoxal de infecções oportunistas pré-existentes, não tratadas, ou tratadas parcialmente. II- Na América do Sul, a reativação da doença de Chagas é considerada uma condição definidora de AIDS. Na forma de meningoencefalite, as lesões aparecem radiologicamente como lesões únicas ou múltiplas áreas hipodensas, tipicamente com o sinal do anel e edema. III- Uma das indicações para alterar a TARV é menos de 1 log de queda de RNA no plasma, após 8 semanas do início do tratamento. Marque a alternativa correta.

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
Apenas II e III.
Recém-nascido higido, com 5 dias de vida, cujo irmão adolescente apresenta quadro clínico-radiológico compatível com tuberculose e baciloscopia 3+/4+, ainda sem tratamento adequado. A criança ainda não recebeu nenhuma vacinação. Com relação ao recém-nascido, qual deve ser a conduta?
A radiografia de tórax de uma criança com 14 meses de vida atendida na emergência pediátrica com febre há 3 dias, tosse, coriza, recusa alimentar e gemidos, apresenta consolidação no 1/3 médio do hemitórax direito com borramento do contorno cardíaco. Encontra-se taquipneica (FR=66 ipm), com retrações inter e subcostais e na ausculta pulmonar, redução de murmúrio vesicular e broncofonia no hemitórax direito. O irmão de 4 anos está muito resfriado. Segundo a mãe, a vacinação dos dois filhos encontra-se atualizada. Qual o agente etiológico mais provável?
O triplo teste diagnóstico utilizado na busca de lesões da mama é composto por:
A implantação do novo esquema de tratamento para Tuberculose (4 em 1) se caracteriza pela introdução:
Compartilhar