Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Considere as afirmações abaixo sobre obesidade em adultos. I - A incidência de câncer de cólon, reto, vesícula de vias biliares é maior em mulheres obesas. II - A presença de insuficiência renal, de glaucoma, de doença coronariana e de acidente vascular cerebral contraindica o uso de sibutramina em pacientes obesos. III - Uma das complicações da pele associadas à obesidade é a acantose nigricans. Esta reflete resistência à insulina, porém não melhora com a redução de peso. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
I, II e III.
Recém-nascido de 39 semanas de gestação, pesando 4000 g, apresentava limitação do movimento do membro superior direito, braço em adução, rotação interna, extensão do cotovelo, pronação do antebraço e presença do reflexo de preensão. Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente, 52 anos, faz mamografia de rotina e aparece área de densidade assimétrica no QSE esquerdo. Durante a mamografia, o radiologista mandou que ampliasse aquela área com compressão para ver o seu comportamento. A área de densidade assimétrica permaneceu. Esta área, ao exame clínico, não tem maior expressão. A ultrassonografia de mama mostrou área ecogênica densa com discreta sombra. A conclusão da mamografia foi Categoria 4 (altamente suspeita); na ultrassonografia a conclusão foi BI-RADS 4. Foi então indicada core biopsia, que foi realizada. O resultado histopatológico foi inconclusivo pedindo para continuar a pesquisa. Qual deve ser o próximo passo?
Uma causa não rara de desmame é a ocorrência de doenças na nutriz. Embora a amamentação seja contra-indicada em algumas doenças maternas, é possível manter a amamentação na maioria delas. Assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica, assinale a alternativa correta.
Compartilhar