Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Considere as afirmações abaixo sobre as Diretrizes do Pacto pela Saúde 2006 firmado entre os gestores do SUS, em suas três dimensões: pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. I - Os estados/regiões/municípios devem pactuar as ações necessárias para o alcance das metas e dos objetivos propostos, sendo seis as prioridades pactuadas: saúde do idoso, controle do câncer do colo do útero e da mama, redução da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza, promoção da saúde e fortalecimento da atenção básica. II - A meta para a eliminação da hanseníase é a de 20 casos por 10.000 habitantes em todos os municípios prioritários, ou seja, o patamar de eliminação utilizado para problema de saúde pública. III - O Bloco Financeiro da Atenção Básica do SUS é dividido em dois componentes: Piso da Atenção Básica e Piso da Atenção Básica Variável. Este é composto pelo financiamento de algumas estratégias específicas e a utilização desses recursos deve estar definida no Plano Municipal de Saúde. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e II.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
Mulher de 75 anos realizou tomografia de vias urinárias para investigar nefrolitíase e identificou um nódulo na glândula suprarrenal, à direita de 3 cm, de aspecto homogêneo e circunscrito. Nega história patológica pregressa além do cálculo renal eliminado há um mês. Na avaliação com o endocrinologista não foi detectado ser funcionante. Qual a conduta?
Uma mulher de 76 anos iniciou nitrofurantoína há 1 dia para tratamento de infecção urinária sintomática. De manhã, a filha teve dificuldade para acordá-la e procurou o pronto-socorro. A paciente está rebaixada, letárgica, sem déficits neurológicos focais, P: 112 bpm, rítmico, PA: 86 × 50 mmHg, T: 37,9 ºC, FR: 24 mr/min, com saturação de oxigênio = 88% em ar ambiente. A conduta inicial mais adequada será:
Mulher de 62 anos, nuligesta, diabética, hipertensa e obesa, com menopausa aos 56 anos, queixa-se de sangramento vaginal há cerca de 2 meses, associado a desconforto pélvico leve. Última citologia oncótica há 8 meses, sem alterações. Nega tratamento hormonal na menopausa. Qual fator de risco não está associado com o quadro acima?
Sobre o suporte a vida em pediatria analise as assertivas e assinale a alternativa correta: I - Há necessidade imediata de monitorização eletrocardiográfica em qualquer situação de parada cardíaca. II- Em torno de 20% das paradas cardíacas exigirão desfibrilação inicialmente com 2 joules/kg. III- A utilização de pás de adultos para eletroterapia está indicada acima de 10 kg de peso.
Compartilhar