Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Considere as afirmações abaixo sobre as Diretrizes do Pacto pela Saúde 2006 firmado entre os gestores do SUS, em suas três dimensões: pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. I - Os estados/regiões/municípios devem pactuar as ações necessárias para o alcance das metas e dos objetivos propostos, sendo seis as prioridades pactuadas: saúde do idoso, controle do câncer do colo do útero e da mama, redução da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza, promoção da saúde e fortalecimento da atenção básica. II - A meta para a eliminação da hanseníase é a de 20 casos por 10.000 habitantes em todos os municípios prioritários, ou seja, o patamar de eliminação utilizado para problema de saúde pública. III - O Bloco Financeiro da Atenção Básica do SUS é dividido em dois componentes: Piso da Atenção Básica e Piso da Atenção Básica Variável. Este é composto pelo financiamento de algumas estratégias específicas e a utilização desses recursos deve estar definida no Plano Municipal de Saúde. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e II.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
Em relação ao exame bacteriológico para o diagnóstico da tuberculose pulmonar, deverá ser considerado como tuberculose pulmonar positiva o caso que apresente:
Cláudia, 15 anos, procurou seu médico de família com queixa de acne. Cláudia refere que a acne a incomoda muito, pois sente-se feia. Ao examiná-la, o médico encontrou peso: 50 Kg, estatura: 1,58 cm, Tanner M4P4, presença de comedões, pápulas eritematosas e pústulas. Após a leitura do caso acima assinale a alternativa CORRETA:
Mulher, 52 anos de idade, assintomática, em início de menopausa, apresentou em exames de rotina AST: 210 U/dl, ALT: 02 U/dl, gamaglutamiltransferase: 92 U/l. Não faz reposição hormonal. Nega transfusões sanguíneas e tem apenas um parceiro sexual. O exame físico é normal. Realizou exames adicionais que revelaram Hb: 13,2 g/dl, Ht: 37%, leucograma: 5.700 leucócitos/mm³ sem desvios, glicemia: 82 mg/dl. Anti-HCV positivo, AgHBs negativo, índice de saturação de transferrina: 40%, ferritina sérica: 850 mcg/dl. Anticorpos antimitocôndria, antimúsculo liso e anti-LKM negativos. Anticorpos anti-TPO positivos. A paciente evoluiu com equimoses e petéquias com relevo em MMII e nádegas, hematúria, edema de MMII e ascite. TA: 150 X 100 mmHg. Os exames revelaram urina (sumário): hematúria com cilindros granulosos, hialinos e proteinúria; creatinina: 1,9 mg/dl, ureia: 72 mg/dl, K sérico: 5,7 mEq/l, albumina sérica: 1,4 g/dl, globulina: 4,6 g/dl, colesterol total: 350 mg/dl, tempo de protrombina: 69%, dosagem de C3: 35 mg/dl (VN 55 a 120 mg/dl), contagem de plaquetas: 103 mil/mm³. O tratamento preconizado para o momento é usar:
Menino de 8 anos é levado a pronto-socorro desacordado pelos pais, após ser encontrado nos arredores da casa. A família mora em um sítio, onde são criados vários animais, e o pai mantém uma horta com diversas verduras. Ao exame, mostra-se comatoso, com frequência cardíaca de 58 bpm, dispneia com estertores crepitantes bilaterais, com miose bilateral e simétrica. Marque a alternativa incorreta quanto à conduta inicial na urgência.
Compartilhar