Questões na prática

Psiquiatria

Considere as afirmações abaixo sobre o binômio droga e adolescência. I- São considerados fatores de risco para consumo de drogas: autoritarismo ou permissividade dos pais ou cuidadores, baixa autoestima, viver em zona de alta densidade demográfica e repetência escolar. II- São considerados indicadores de uso de drogas: problemas disciplinares na escola, prática de pequenos furtos, acidentes frequentes e preocupação excessiva com temas de saúde. III- São consideradas práticas preventivas primárias: programas de inclusão social baseados na escola e na comunidade e coleta de sangue e urina para triagem de metabólitos de drogas ilícitas em adolescentes pertencentes ao grupo de risco e/ou vulneráveis. Assinale a alternativa correta.

A
Apenas I.
B
Apenas I e II.
C
Apenas I e III.
D
Apenas II e III
E
I, II e III.
Um menino de 4 anos de idade iniciou há 15 dias febre de 38°C, cefaleia e recusa alimentar. Sua mãe o levou ao Posto de Saúde quando foi prescrito antitérmico. Há sete dias sua mãe percebeu que a criança estava mais prostrada e que não estava aceitando as dietas. Em torno do décimo dia de doença, o menino não conseguia ficar de pé e apresentou uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada, de 5 minutos de duração, quando foi admitido no hospital. Ao exame, encontrava-se muito sonolento, hipotônico, pálido. A TC de crânio revelou hidrocefalia tetraventricular. O exame de liquor demonstrou celularidade - 80 células; proteína 100; glicose 34 (sanguínea 80); predomínio de linfomononuclear. O tratamento a ser instituído deve ser:
A dor neural inguinal mais comum pós hernioplastia inguinal é decorrente da lesão do:
Dos fatores abaixo, qual indica a presença de colecistite aguda:
Paciente de 26 anos, nuligesta,realiza sua primeira colpocitologia oncótica cujo laudo apresentava-se da seguinte forma: Adequação do material satisfatória; epitélios representados na amostra dos tipos escamosos, glandulares e metaplásicos; microbiologia composta de cocos e bastonetes; negativo para neoplasia. A conduta mais adequada é:
Compartilhar