Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Considere as afirmações abaixo sobre sífilis congênita: I - A transmissão vertical do treponema pallidum ocorre no terceiro trimestre da gestação, em qualquer estágio clínico da doença materna. II - Aborto espontâneo ou natimortalidade ou morte perinatal ocorre em aproximadamente 40% das crianças infectadas a partir de mães não tratadas. III - Mais de 50% das crianças infectadas são assintomáticas ao nascimento, com surgimento dos primeiros sintomas, geralmente, nos primeiros três meses de vida. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas III.
C
Apenas I e II.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
Uma mulher de 40 anos chega à emergência do HUWC depois de uma queda enquanto saía do ônibus sentindo forte dor no braço direito. O exame físico sugere fratura do úmero, confirmada após exame radiológico. Ela consegue estender o antebraço no cotovelo, mas seu movimento de supinação parece enfraquecido e seu aperto de mão é muito fraco comparado ao da mão esquerda. Percebe-se que ela está incapaz de estender o punho, permanecendo a mão caída.Sabendo que a extensão no cotovelo parece normal, mas que a supinação do antebraço está enfraquecida, qual a opção que indica o local do nervo lesionado?
Em relação aos carcinógenos infecciosos, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta. 1. Vírus Epstein-Barr; 2. Vírus da imunodeficiência tipo I; 3. Papilomavírus humano tipo 16 e 18; 4. Schistosoma baematobium; 5. Opistborcbis viverrini; a. Linfoma de Burkitt; b. Sarcoma de Kaposi. c. Câncer anal; d. Câncer de bexiga; e. Colangiocarcinoma
Criança 2 anos de idade, com retardo psicomotor (não anda, fala mal), prisão de ventre constante, hérnia inguinal, fácies inexpressivas, com protrusão de língua, cabelos secos e quebradiços, pele seca e áspera.
O reflexo de Moro está presente até qual idade da criança?
Compartilhar