Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

Considere as afirmações abaixo sobre o binômio droga e adolescência. I- São considerados fatores de risco para consumo de drogas: autoritarismo ou permissividade dos pais ou cuidadores, baixa autoestima, viver em zona de alta densidade demográfica e repetência escolar. II- São considerados indicadores de uso de drogas: problemas disciplinares na escola, prática de pequenos furtos, acidentes frequentes e preocupação excessiva com temas de saúde. III- São consideradas práticas preventivas primárias: programas de inclusão social baseados na escola e na comunidade e coleta de sangue e urina para triagem de metabólitos de drogas ilícitas em adolescentes pertencentes ao grupo de risco e/ou vulneráveis. Assinale a alternativa correta.

A
Apenas I.
B
Apenas I e II.
C
Apenas I e III.
D
Apenas II e III
E
I, II e III.
No quadro clínico da oclusão arterial aguda temos:
Hemorragia, cistite, conjuntivite, pneumonia e diarreia; todos estes sintomas têm demonstrado relação com infecção provocada por qual agente etiológico?
Um casal tem um de seus 5 filhos hospitalizado com diagnóstico de meningite meningocócica. Que medida profilática deve ser obrigatoriamente tomada para que não ocorram casos secundários da doença, considerando que a criança doente tem cinco anos e os outros irmãos têm 3, 7, 13 e 14 anos?
Um jovem de 20 anos de idade bateu seu carro contra um poste. Não usava cinto de segurança e, ao ser resgatado e trazido à sala de emergência, apresentava-se com fraturas importantes maxilofaciais e em sofrimento respiratório. A conduta, neste caso, deve ser:
Compartilhar