Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Dermatologia

Considere as afirmações abaixo sobre quimioprofilaxia para tuberculose em pacientes adultos HIV-positivos. I) Está indicada quando não há evidência de tuberculose ativa e a reação à prova tuberculínica é maior ou igual a 5 mm. II) Está indicada quando a radiografia de tórax é anormal, sugerindo cicatriz radiológica de tuberculose sem tratamento anterior, e a possibilidade de tuberculose ativa ter sido descartada. III) É feita com associação de isoniazida e rifampicina. Assinale a alternativa correta:

A
somente I e II estão corretas;
B
somente I e III estão corretas;
C
somente II e III estão corretas;
D
todas estão corretas.
Homem de 25 anos, previamente hígido, apresentou quadro súbito de dor torácica esquerda, seguida de dispneia, o que o motivou a procurar o P.S. Ao exame físico, chama a atenção o murmúrio vesicular diminuído no lado esquerdo, frequência respiratória = 18 e à percussão som claro pulmonar. O provável diagnóstico é:
A hiperplasia prostática benigna (HPB) representa uma das doenças mais frequentes do homem. Nessa patologia:
Paciente chega ao HUGO após queda de moto com dor em perna direita com deformação e limitação funcional do membro afetado. Ao exame físico: fratura exposta maior que 1 cm de extensão, sem dano excessivo das partes moles, sem retalho ou avulsão. A Radiografia confirma a fratura de tíbia e fíbula. Qual o grau da lesão segundo a classificação de Gustilo e Anderson?
Durante uma colecistectomia laparoscópica eletiva, encontrou-se dificuldade durante as colocações iniciais dos trocartes. Durante a visualização da vesícula, o anestesista informa que a paciente está apresentando taquicardia (FC: 130/min) e queda da pressão arterial. Assinale a alternativa que apresenta a conduta CORRETA a ser realizada.
Compartilhar