Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Considere as afirmações em relação ao diagnóstico da meningite bacteriana. I - Os sinais de Kernig e Brudzinski frequentemente estão ausentes em lactentes, abaixo dos 12 meses, com meningite bacteriana. II - O edema de papila está presente em aproximadamente metade dos casos de meningite bacteriana em crianças escolares. III - Em lactentes, proteinorraquia de 35 mg/dl e pressão de abertura de 70 mm H2O sugerem etiologia bacteriana. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
I, II e III.
Paciente apresenta hérnia de hiato esofágico do tipo 1 associada a refluxo gastro-esofágico e mucosa de Barrett com displasia grave, sendo indicada ablação fotodinâmica da mesma. Cerca de 12 horas após o procedimento endoscópico para tal, apresenta dor retroesternal com irradiação cervical e enfisema subcutâneo nesta região. Qual o melhor método diagnóstico para o quadro clínico agudo, apresentado pelo paciente?
São diuréticos poupadores de potássio:
Paciente de 23 anos procura atendimento por lesões cutâneas compatíveis com dermatite herpetiforme. Avaliação laboratorial evidenciou hemoglobina de 9 g/dL, VCM = 67 fL. Sem outros achados alterados. Dos exames abaixo, selecione o melhor teste inicial para a provável patologia deste paciente:
Qual a interpretação para uma criança que apresenta o seguinte padrão sorológico para hepatite B: HBsAg negativo; HBeAg negativo; anti-HBcIgM negativo; anti-HBe negativo e anti-HBs positivo?
Compartilhar