Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

Considere as afirmativas a seguir. I. Os sintomas mais precoces dos tumores infratentoriais são relacionados ao aumento da pressão intracraniana. Vômitos, cefaleia, letargia e papiledema estão presentes na maioria dos casos. II. Na síndrome de West o padrão eletroencefalográfico característico é determinado pelas pontas ondas rítmicas lentas a 2 ciclos por segundos, não precipitados pela hiperventilação. III. A convulsão febril é caracterizada por crises generalizadas, em lactentes menores de 6 meses logo após o pico febril. IV. Em casos de crianças de 3 anos que apresentem gagueira, deve-se orientar os pais para que respeitem o ritmo da criança e tranquilizá-los, pois trata-se de uma queixa transitória. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Nos casos de falência hepática aguda, a indicação e a prioridade para transplante dependem de:
O volume médio diário relacionado com as perdas insensíveis (pulmões e pele) a ser reposto no pós-operatório imediato de paciente com 70 kg submetido a vagotomia troncular com piloroplastia eletiva é de:
Quando há discromia pós queimadura significa que:
Com relação ao Delirium, marque a alternativa CORRETA: I - É um transtorno transitório e benigno e não altera o prognóstico do paciente. II - Pode ser a única manifestação de doenças potencialmente fatais. III - Apresenta flutuações da cognição no período de horas ou dias. IV - O diagnóstico de Delirium é feito através de exames laboratoriais, culturas, sendo necessário em alguns casos a realização de Tomografia Computadorizada de Crânio. V - A fisiopatologia do Delirium provavelmente está relacionada à depleção de Dopamina e elevação dos níveis de acetilcolina.VI - O tratamento consiste na abordagem dos sintomas neuropsiquiátricos com drogas antipsicóticas.
Compartilhar