Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Considere as afirmativas abaixo. I. À paciente que vem à consulta ginecológica sem queixas e que, no exame bacterioscópico, identificamos a presença de tricomoníase, devemos prescrever o tratamento com metronidazol creme vaginal. II. Gestantes com diagnóstico de candidíase vaginal devem receber somente o tratamento tópico com, por exemplo, isoconazol. III. Os bacilos de Döederlein dão proteção ao meio vaginal e mantém o pH da vagina ácido, protegendo da ação de organismos patogênicos. IV. Na paciente menopausada sem tratamento com terapia de reposição hormonal, a ausência de flora vaginal é patológica e predispõe à infecção vaginal. Quais estão corretas?

Em relação à violência sexual (estupro), considere as assertivas abaixo: I - afeta principalmente as mulheres com menos de 20 anos; o crime geralmente é sub-relatado, e o agressor, na maioria das vezes, é conhecido da vítima. II - no primeiro atendimento, deve-se solicitar teste de gravidez, VDRL, Anti-HIV, Anti-HCV, HBsAg e coletar secreção vaginal e retal para análise (pesquisa de clamídia, ureoplasma, micoplasma, gonococo). III - se houver falha na anticoncepção de emergência, a paciente engravidar e se não for seu desejo levar a gestação a termo, o abortamento poderá ser realizado. Qual a alternativa correta?
Lactente de 5 meses, sexo masculino, previamente hígido, há mais ou menos 6 horas evoluindo com vômitos esverdeados, distensão abdominal com abdome pouco doloroso, massa palpável em abdome e ao toque retal com saída de secreção tipo “geleia de morango”. O provável diagnóstico é:
Considere um pré-escolar de 4 anos de idade, portador de Asma Brônquica desde lactente, com episódios recorrentes de sibilância e dispneia, desencadeados por vários fatores alérgicos, inclusive aos esforços. Qual a conduta preventiva a ser tomada preferencialmente?
Paciente do sexo masculino, 27 anos, branco, com história de edema progressivo há 2 meses. Ao exame clínico, normotenso em anasarca, sem outras alterações. Exames laboratoriais: Creatinina normal Urina I - proteinúria 4,6 g/l Hemácia > 100 p/campo com dismorfismo eritrocitário presente Leucócitos 8 p/campo Proteinúria de 24 horas = 7g/24 horas Albumina sérica = 1,9 g/l Sorologia: hepatite B, HIV, LED (-) Hipótese diagnóstica:
Compartilhar