Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Otorrinolaringologia

Considere as afirmativas abaixo sobre a investigação radiológica na suspeita de rinossinusite. Assinale aquela que demonstra o baixo valor preditivo positivo e negativo do exame para o diagnóstico.

A
A normalidade no raio-X não exclui o diagnóstico de rinossinusite, mas, quase sempre, as alterações radiológicas o confirmam.
B
A normalidade no raio-X exclui o diagnóstico de rinossinusite e, nem sempre, as alterações radiológicas o confirmam.
C
A normalidade no raio-X não exclui o diagnóstico de rinossinusite e, nem sempre, as alterações radiológicas o confirmam.
D
A normalidade no raio-X exclui o diagnóstico de rinossinusite e, quase sempre, as alterações radiológicas o confirmam.
E
A normalidade no raio-X ocorre na maioria dos indivíduos sadios e, quase sempre, se evidenciam alterações radiológicas entre os indivíduos realmente doentes.
Ana Lúcia comparece ao Ambulatório de Alto Risco da Universidade Federal de Juiz de Fora com 28 semanas de gestação. Não apresenta queixas, relata boa movimentação fetal e nega perda de sangue e de líquido amniótico pela genitália. A rotina (propedêutica) de primeiro trimestre foi realizada com 10 semanas e não mostrou anormalidades. Na consulta atual, a gestante trouxe os seguintes resultados da propedêutica solicitada no segundo trimestre: hemoglobina = 12,2 g/dl; hematócrito = 37,2%; leucometria = 8900/mm3; glicemia de jejum = 110 mg/dl; TS-50 g (50 g de dextrosol; 1 hora de duração) = 157 mg/dl; VDRL = não reator; EAS e urocultura = normais. Considerando os resultados destes exames, pode-se afirmar que:
A Terapia Hormonal (TH) é, nos últimos anos, debatida em relação aos seus benefícios, mas também quanto aos riscos e contraindicações. Assinale a alternativa em que os 3 itens, independentemente de prós e contras, estão relacionados à TH.
O colo uterino possivelmente seja o órgão onde se pode conseguir o maior índice de prevenção da doença maligna. Para que isso ocorra, assinale a alternativa que NÃO encerra uma atitude pertinente com esse objetivo.
Criança de 5 anos de idade é atendida com quadro agudo de vômitos, cefaleia e febre. Ao exame, está sonolento e com rigidez de nuca. O exame do líquor: 600 células, sendo 90% de neutrófilos, proteínas de 80, glicose de 25mg%, bacterioscopia negativa. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar