Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Otorrinolaringologia

Considere as afirmativas abaixo sobre a investigação radiológica na suspeita de rinossinusite. Assinale aquela que demonstra o baixo valor preditivo positivo e negativo do exame para o diagnóstico.

A
A normalidade no raio-X não exclui o diagnóstico de rinossinusite, mas, quase sempre, as alterações radiológicas o confirmam.
B
A normalidade no raio-X exclui o diagnóstico de rinossinusite e, nem sempre, as alterações radiológicas o confirmam.
C
A normalidade no raio-X não exclui o diagnóstico de rinossinusite e, nem sempre, as alterações radiológicas o confirmam.
D
A normalidade no raio-X exclui o diagnóstico de rinossinusite e, quase sempre, as alterações radiológicas o confirmam.
E
A normalidade no raio-X ocorre na maioria dos indivíduos sadios e, quase sempre, se evidenciam alterações radiológicas entre os indivíduos realmente doentes.
São fatores associados a um risco aumentado de desenvolvimento do câncer de estômago:
Você pode encontrar numa criança saudável, com 4 meses de idade, as seguintes características:
Laura, 17 anos, com uma erupção malar tipo “asa de borboleta”, anemia com reticulocitose, artrite não erosiva e pleurite procurou sua pediatra, a qual solicitou um autoanticorpo, cujo resultado evidenciou altos títulos. A médica associou esse achado ao estágio de doença em atividade e à nefrite. Provavelmente, tratava-se de um quadro de
Aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida é uma das medidas de maior eficácia e de menor custo de que se dispõe no enfrentamento da mortalidade infantil. À luz dos conhecimentos sobre o leite materno, julgue os itens seguintes. I. Quanto à composição proteica do leite humano, 80% correspondem à caseína e 20% à lactoalbumina; II. O controle da secreção e da ejeção do leite humano são efetivados, respectivamente, pelos hormônios prolactina e ocitocina; III. Considera-se que a pega está adequada quando a boca do bebê está bem aberta, o lábio inferior está voltado para fora e o superior para cima, o queixo toca o peito da mãe, aparece mais aréola acima da boca do bebê do que abaixo, e ele suga e deglute de forma coordenada; IV. Entre as imunoglobulinas presentes no leite humano predominam as IgG e IgM; V. O médico deve recomendar a uma mãe com infecção pelo vírus da hepatite C que não amamente. Estão certos apenas os itens:
Compartilhar