Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Considere as afirmativas: I- a população idosa é particularmente propensa a alterações nutricionais devido a fatores relacionados às modificações fisiológicas e sociais, ocorrência de doenças crônicas, uso de diversas medicações , dificuldades com a alimentação, depressão e alterações da mobilidade com dependência funcional. II -o processo natural de envelhecimento associa-se a uma redução de acuidade visual devido às alterações fisiológicas das lentes oculares, ao déficit de campo visual e as doenças de retina. Cerca de 90% das pessoas idosas necessitam de uso de lentes corretivas para enxergar adequadamente. III- a avaliação cognitiva deve fazer parte da avaliação clínica, pois, auxilia na identificação das principais alterações na saúde mental das pessoas idosas. O desempenho físico e social do idoso depende da integridade de suas funções cognitivas. A perda de memória recente e a habilidade de cálculo são indicadores sensíveis de redução dessas funções. Quais estão corretas?

A
Apenas I e II.
B
Apenas I e III.
C
Apenas II e III.
D
Apenas I.
E
I, II, e III.
Com relação à hipercalcemia, julgue os itens a seguir. I- Pode ser causada por hipoparatireodismo. II- Associa-se ao desenvolvimento de diabete insípido nefrogênico. III- Em pacientes com essa anormalidade, e possível observar encurtamento do intervalo QT no eletrocardiograma. IV- O espasmo laríngeo e o sinal de Trousseau são manifestações clínicas associadas a esse distúrbio. V- O uso de beta-2 agonistas por via inalatória é útil no tratamento agudo dessa alteração eletrolítica, até que a causa primária seja controlada. Estão certas apenas os itens:
Com base no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde do Brasil para a região do Distrito Federal, assinale a opção incorreta.
Juliana, 22 anos, solteira, procurou seu médico de família com o exame HCG positivo no dia 10 de outubro de 2008. Relatou que a data de sua última menstruação foi em 25/7/2008. Juliana é mãe de Davi, fruto de um relacionamento passado com Pedro. Vive com sua mãe (Dona Dora), seu pai (Sr. Francisco Eugênio) e três irmãs mais jovens solteiras. Estudou até a sétima série, tendo abandonado os estudos para trabalhar em “casa de família”. Relata que a vida em casa está difícil, pois Sr. Francisco é etilista pesado e, apesar de haver períodos raros em que a dinâmica familiar é satisfatória e competente, aqueles disfuncionais e insatisfatórios tendem a prevalecer. Qual a data provável do parto de Juliana?
Em relação à profilaxia do tétano em ferimentos cutâneos, marque a alternativa CORRETA:
Compartilhar