Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Considere as assertivas a seguir, sobre uso de antimicrobianos. I. Amplo espectro é atributo necessário à escolha do antimicrobiano. II. A forma correta, racional, de prescrição de um antimicrobiano é aquela baseada em resultados de cultura. III. Por ser um antibiótico com perfil farmacocinético do tipo concentração dependente, o uso de concentrações plasmáticas de betalactâmicos muito acima de sua concentração inibitória mínima (CIM) não aumenta sua eficácia e pode aumentar sua toxicidade. IV. Quinolonas podem ter sua eficácia aumentada em pacientes com choque séptico, quando utilizadas em infusão contínua, conforme indica o seu perfil farmacocinético. Marque a opção correta.

Um recém-nascido cianótico tem suspeita de cardiopatia congênita. O ECG mostra desvio do eixo para a esquerda e hipertrofia do ventrículo esquerdo. O diagnóstico MAIS provável é:
Paciente de 34 anos, sexo feminino, apresenta há 7 dias, dor em faixa em abdome superior de forte intensidade, acompanhada de vários episódios de vômito nesse período. Ao exame, o abdome é flácido, doloroso à palpação, principalmente em epigástrio, sem visceromegalias palpáveis. A dosagem de amilase e lipase estão normais. Podemos afirmar que:
Homem viúvo de 60 anos é trazido pela sua filha, pois mudou seu comportamento recentemente. A filha relata que o mesmo anda muito triste, sem causa aparente. Tem se alimentado pouco, perdeu 6 kg em 6 meses, e deixou de praticar as atividades que mais tinha prazer, como cuidar de seu quintal. Ao exame, paciente pouco comunicativo, mal vestido e precária higiene pessoal. O mesmo relata ter perdido o prazer de viver, que acorda de madrugada e não consegue mais conciliar o sono. Em conversa reservada, admite que já pensou em interromper sua própria vida com arma de fogo que possui em sua casa, mas que não teve coragem para tal, e por isso entregou a arma para sua filha. A conduta para este paciente é:
Menino de 12 anos de idade é admitido no setor de emergência com traumatismo crânio encefálico após queda da laje de +/- 2 metros de altura, quando estava soltando pipa. Ele apresentava vários hematomas pelo corpo, porém nenhuma outra fratura. Raios-X de tórax e exame de urina normais. Foi encaminhado à sala de observação e iniciado terapia apropriada. Com 12 horas de evolução a criança apresentava os seguintes resultados laboratoriais: Na+ = 127 mmol/L; K = 4,9 mmol/L; Cl = 97 mmol/L; HCO3 = 22 mEq/L; Uréia = 9 mg/dL; Creatinina = 0,4mg/dL. A hiponatremia observada neste caso provavelmente é o resultado de:
Compartilhar