Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Preventiva

Neurologia

Considere as assertivas abaixo em relação às intoxicações exógenas.I - Salvo poucas exceções, administração de carvão ativado isoladamente é a intervenção adequada em caso de intoxicação por ingestão de medicamentos. II - Lavagem gástrica está contraindicada em caso de ingestão de substâncias cáusticas. III - Xarope de Ipeca (para induzir vômitos) está indicado para pacientes que apresentam piora progressiva de sensório. Quais as corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas I e II
E
I, II e III
A respeito de crises convulsivas na infância, julgue o próximo item. Considere a seguinte situação hipotética. Uma mãe relatou que sua filha de 1 ano de idade sofrera convulsão generalizada de curta duração em vigência de um quadro febril (temperatura axilar de 39ºC). No momento do exame clínico, a menina não apresentou mais o quadro descrito pela mãe, que consistiu no primeiro episódio de convulsão da criança. Nesse caso clínico, é indicado o tratamento profilático com benzodiazepínicos até os cinco anos de idade.
João, 31 anos de idade, faz uso de altas doses de meperidina há 7 anos, apresentando atualmente critérios de Síndrome de Dependência. João iniciou o consumo desta droga recreativamente e hoje não consegue abandonar o consumo diário devido aos efeitos resultantes da suspensão da mesma. Dentre as medicações citadas abaixo, qual é a de primeira linha para o tratamento ambulatorial continuado desta Síndrome de Dependência?
Paciente de 15 anos estava jogando futebol no domingo quando teve trauma em joelho à direita. Vem à unidade de saúde da família com dor à mobilização do joelho. Ao exame: hiperemia, aumento discreto de temperatura, aumento de volume, com presença de edema e ausência de crepitação. A conduta mais indicada nesse caso é:
Sobre a obesidade mórbida podemos afirmar que as alternativas corretas são: 1. É indicada a cirurgia em paciente com índice de massa corpórea ou IMC = ou "maior que" a 40 Kg/m². 2. Pacientes submetidos à derivação gástrica em “Y de Roux” não necessitam complementação vitamínica. 3. A derivação biliopancreática é a cirurgia bariátrica que promove maior perda de excesso de peso. 4. Infarto agudo do miocárdio e fístula anastomótica são as principais causas de morte após cirurgia bariátrica . 5. Taquicardia no pós-operatório de cirurgia bariátrica pode ser o único indicativo de fístula anastomótica.
Compartilhar