Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Considere as assertivas abaixo em relação a demências. I- Os sinais mais precoces da demência devido à doença degenerativa podem ser tão sutis que passam despercebidos por grande parte dos médicos; II- Comumente, esquecimento é um sintoma que se manifesta nas fases intermediárias das doenças que causam demência; III- Como regra, os pacientes têm pouca ou nenhuma consciência das mudanças que neles ocorrem (há falta de insight). Quais são corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas I e III
E
I, II e III
Lactente de 60 dias, feminina, nascida de parto normal, com peso de 3000 g e estatura de 50 cm é trazida ao Pronto-Socorro com queixa de que há 3 dias apresenta tosse em crise e “falta de ar”. A mãe refere conjuntivite prévia. Nega febre. Ao exame físico: bom estado geral, FR = 70 irpm, FC = 160 bpm, afebril, acianótica, anictérica. Presença de retrações intercostais e estertores crepitantes em bases pulmonares. Restante sem alterações. Exames subsidiários: RX de tórax com hiperinsuflação bilateral e aumento de trama vasobrônquica. Hemograma com Hb: 12,5 g/dl, Leucócitos totais: 10.000 (bast-3%, seg-36%, eos-10%, linfo-48%, mono-3%). Trata-se, provavelmente, de pneumonia por:
Pré-escolar de quatro anos é levado a serviço de emergência com quadro, de início há algumas horas, de dificuldade respiratória intensa, febre alta (40°C), toxemia, dor de garganta, sialorreia e estridor. Dada a gravidade do quadro, o paciente é imediatamente transferido para a unidade de cuidados intensivos. Neste local, a conduta imediata, indicada prioritariamente sobre todas as demais, consiste em:
Um menino de 8 anos é atendido com quadro de tosse produtiva há 10 dias. Inicialmente apresentou febre por 48 horas, mal estar e cefaleia com tosse seca, sem coriza ou dor de garganta. O Raio X solicitado demonstrou imagem de infiltração intersticial e peribrônquica. A etiologia mais provável para o quadro é:
Com relação à Síndrome de Abstinência Alcoólica (SAA), marque a alternativa INCORRETA:
Compartilhar