Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Considere as assertivas abaixo em relação ao câncer de pulmão. I- A presença de sintomas geralmente indica doença avançada II- Aparecimento de tosse ou mudança no caráter da tosse são os sintomas iniciais mais comuns III- Síndromes paraneoplásicas contraindicam tratamento curativo do tumor Quais são corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas I e II
E
I, II e III
Quanto ao derrame pleural por embolia pulmonar todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
São causas de hepatoesplenomegalia:
Paciente portador de cirrose hepática é atendido no PS do HCPM apresentando torpor e desorientação, iniciado após gastroenterite. Ao exame físico encontra-se febril, desidratado, com “flapping”. O abdome apresenta ascite volumosa e encontra-se doloroso à palpação, sem sinais de irritação peritoneal. Dentre as medidas abaixo, NÃO SE RECOMENDA:
Primigesta é admitida em período expulsivo, tendo seu parto sido assistido pelo médico residente de plantão. O médico residente observou que o pólo cefálico do concepto se desprendeu sob a variedade occipitopúbica, realizou o movimento de deflexão e o movimento de restituição ocorreu em direção ao lado direito. Considerando os mecanismos habituais do mecanismo de parto na apresentação cefálica de vértice, o residente pôde concluir que:
Compartilhar