Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Considere as assertivas abaixo sobre encefalopatia hepática. I - Asterixe e retardo psicomotor são manifestações características da doença, mas sua ausência não exclui o diagnóstico. II - Na insuficiência hepática crônica, a encefalopatia hepática pode ser subclínica, havendo apenas leve alteração de cognição. III - Sangramento gastrointestinal, ingestão excessiva de proteínas, constipação, desequilíbrios hidroeletrolíticos e infecções são fatores precipitantes da doença. Quais são corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas II e III
E
I, II e III
O sulfato de magnésio é a droga de escolha para o controle das crises convulsivas ocorridas na eclâmpsia. Assinale a alternativa correta em relação a essa droga.
Na fáscia pararretal é uma camada espessa do peritônio parietal que reveste as paredes do assoalho pélvico. As asas laterais ou ligamentos, são estruturas anterolaterais que contêm nervos simpáticos e parassimpáticos. Nos procedimentos cirúrgicos sobre a pelve, a secção destas estruturas pode resultar em:
Correlacione as alternativas abaixo relativamente à hipertensão arterial secundária. I-Hipertensão renovascular. II-Hiperaldosteronismo. III-Feocromocitoma. IV-Coarctação da aorta. V-Apneia do sono. A-avaliação dos pulsos arteriais periféricos. B-presença de sopro abdominal. C-sonolência diurna e obesidade. D-presença de hipocalemia. E- dosagem de catecolaminas.
Uma mulher, com 50 anos de idade e utilizando cumarínico, necessita de uma cirurgia em caráter de emergência. Qual a conduta adequada para neutralização imediata dos efeitos cumarínicos?
Compartilhar