Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Considere as assertivas abaixo, sobre plaquetopenia. I - Pacientes com contagem de plaquetas de 100.000/mm³ ou mais são usualmente assintomáticos e permanecem com tempo de sangramento normal, não havendo risco de sangramentos excessivos mesmo em cirurgias de grande porte. II - Pacientes com contagem de plaquetas entre 50.000 e 100.000/mm³ podem sangrar por mais tempo do que o usual, mas, se a função plaquetária for normal e não houver complicações hemorrágicas, podem ser submetidos a procedimentos cirúrgicos como biópsia de rim e de fígado. III - Em pacientes com contagem de plaquetas abaixo de 50.000/mm³, podem ocorrer sangramentos provocados por pequenos traumas; se a contagem estiver abaixo de 20.000/mm³, pode haver sangramentos espontâneos, sendo necessária transfusão profilática de plaquetas com valores inferiores ou iguais a 10.000/mm³. Quais são corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas II e III
E
I, II e III
Em relação às bases morfofuncionais do aparelho da visão, analise as afirmativas abaixo. I - O olho, da mesma maneira que o encéfalo, é derivado do tubo neural, com origem neuroectodérmica. II - A córnea é uma estrutura vascularizada. III - A esclera é formada por tecido conjuntivo denso e corresponde ao branco do olho. IV - A íris é responsável pela cor dos olhos. Está correto o que se afirma em :
Um lactente de10 meses de idade senta-se sozinho sem apoio, faz movimentos de pinça com o polegar e o indicador, responde ao som do nome, mas, segundo a mãe, ainda não anda com apoio, apenas fica de pé. A conduta mais adequada é:
De acordo com a definição do PALS, choque compensado é aquele que:
A.S.D., 55 anos, sexo feminino, queixa-se de desconforto em membros inferiores, com sensação de peso, queimação e prurido cutâneo. Os sintomas são exacerbados no período vespertino e/ou após longo período em posição ortostática. Refere hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia. Apresenta índice de massa corporal de 34 kg/m². Ao exame dos membros inferiores, notam-se diversas veias reticulares e telangectasias em região poplítea e coxa, bilateralmente. A respeito desse caso, é correto afirmar:
Compartilhar