Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Considere as assertivas abaixo, sobre plaquetopenia. I - Pacientes com contagem de plaquetas de 100.000/mm³ ou mais são usualmente assintomáticos e permanecem com tempo de sangramento normal, não havendo risco de sangramentos excessivos mesmo em cirurgias de grande porte. II - Pacientes com contagem de plaquetas entre 50.000 e 100.000/mm³ podem sangrar por mais tempo do que o usual, mas, se a função plaquetária for normal e não houver complicações hemorrágicas, podem ser submetidos a procedimentos cirúrgicos como biópsia de rim e de fígado. III - Em pacientes com contagem de plaquetas abaixo de 50.000/mm³, podem ocorrer sangramentos provocados por pequenos traumas; se a contagem estiver abaixo de 20.000/mm³, pode haver sangramentos espontâneos, sendo necessária transfusão profilática de plaquetas com valores inferiores ou iguais a 10.000/mm³. Quais são corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas II e III
E
I, II e III
O que é doença de HARTNUP?
O tratamento da cólica renal na gestação pode ser realizada pelos procedimentos abaixo, EXCETO:
Graça, 25 anos, gesta IV/III, todos os partos normais, com idade gestacional de 38 semanas, dá entrada na maternidade em período expulsivo, feto em apresentação pélvica, com BCF positivo. A obstetra inicia a realização do parto normal com a saída de cintura pélvica, cintura escapular e braços. Neste momento ocorre dificuldade na extração do pólo cefálico após a realização da Manobra de Mauriceau. Neste momento a obstetra solicita à enfermeira que traga o fórcipe de:
Priscila tem 22 anos, gesta II/I, idade gestacional de 31 semanas e relato de um parto normal prematuro há três anos. Procura a emergência por apresentar cólicas frequentes que ficaram mais intensas nas últimas duas horas. Durante o exame você identifica BCF 140 bpm, 2 metrossístoles em 10' de 35”, tônus normal, ao toque colo dilatado 2,0 - 3,0 cm, bolsa íntegra cefálica. Diante deste exame você deve:
Compartilhar