Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Considere as assertivas abaixo sobre hipercalcemia associada a câncer. I - É uma síndrome paraneoplásica rara; II - O manejo foi facilitado com a introdução dos bisfosfonados; III - Pacientes sintomáticos ou com cálcio sérico acima de 13 mg/dl necessitam de intervenção terapêutica agressiva e imediata. Quais são as corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas II e III
E
I, II e III
Escolar, sete anos, é trazido ao Serviço de Emergência Pediátrica do HUAP devido a edema palpebral percebido pela mãe há dois dias. Paciente relata diminuição na diurese desde o dia anterior. Ao exame, revela bom estado geral, RCR 2T, eupneico, MV sem RA, PA de 130 X 90, com edema bipalpebral. Mãe relata a presença de seis lesões impetiginadas nas pernas do filho há cerca de duas semanas. Em relação ao caso em tela, assinale a afirmativa correta.
A tuberculose é a maior causa de doença infecciosa e morte em todo mundo. Em relação a esta doença assinale a alternativa INCORRETA:
São doenças obrigatoriamente de transmissão sexual:
Responda de acordo com as assertivas abaixo:I. O cisto tireoglosso é palpável na linha média do pescoço, é móvel à protusão da língua e à deglutição, devido a sua comunicação com a base da língua.II. O tratamento é cirúrgico e consiste na ressecção do cisto e do trajeto fistuloso até o osso hioide.III. O cisto tireoglosso pode manifestar-se como um abscesso cervical mediano, com fistulização secundária, ou mesmo sofrer degeneração maligna.
Compartilhar