Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Obstetrícia

Considere as assertivas abaixo sobre alterações fisiológicas que ocorrem na gravidez. I - Devido à elevação da taxa da filtração glomerular, pode ocorrer aumento da creatinina plasmática. II - O aumento do volume do líquido extracelular, durante a gestação, ocorre mais em decorrência do plasma do que da massa eritrocitária. III - A alcalose respiratória consequente à hiperventilação em repouso acentua-se na segunda metade da gravidez. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
Homem de 36 anos é trazido pelo SAMU ao pronto-socorro por obnubilação de consciência, confusão, alucinações visuais e tremores de extremidades. Segundo seus familiares, tem história crônica de abuso de álcool, porém diminuiu a ingestão,há 48 horas, mas não parou de beber. Seus dados vitais PA: 180/110 mmHg, FC:110 bpm e T:37,8ºC. Logo após a admissão apresentou crise convulsiva tonicoclônica generalizada. Em relação ao manejo deste paciente, é INCORRETO afirmar:
Um paciente de 50 anos é submetido a uma laparotomia mediana infraumbilical para a realização de uma prostatectomia radical. Não havia infecção preexistente. No primeiro dia pós-operatório, o paciente evolui para um quadro séptico, com febre elevada. No exame físico a ferida operatória apresenta-se dolorosa, abaulada, avermelhada, com pontos de necrose e crepitação subcutânea. O agente etiológico provável, neste caso é:
Sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais (Lei 10.216/01), analise as alternativas abaixo:
Um conjunto de alterações físicas sugere o diagnóstico de síndrome de Down em um recém-nascido. NÃO faz parte dessas alterações:
Compartilhar