Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Obstetrícia

Considere as assertivas abaixo sobre alterações fisiológicas que ocorrem na gravidez. I - Devido à elevação da taxa da filtração glomerular, pode ocorrer aumento da creatinina plasmática. II - O aumento do volume do líquido extracelular, durante a gestação, ocorre mais em decorrência do plasma do que da massa eritrocitária. III - A alcalose respiratória consequente à hiperventilação em repouso acentua-se na segunda metade da gravidez. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
Visando à profilaxia do tromboembolismo em cirurgia ginecológica, os seguintes procedimentos são adequados, exceto:
Paciente de 78 anos, sexo masculino, diabético insulino-dependente, refere há 2 meses abaulamento em região inguinal direita aos esforços, com redução ao repouso e com desconforto local, mas sem dor. Ao exame físico, manobra de Valsava positiva. Para o quadro clínico acima exposto, é correto afirmar:
Um paciente com 82 anos de idade, masculino, em bom estado geral, vem ao serviço de emergência com quadro de sangramento retal. O exame proctológico mostra massa de 2 cm de diâmetro na parede posterior do reto, 2 cm acima da linha pectínea. A massa é exofítica e móvel sobre os tecidos subjacentes. A biópsia revela adenocarcinoma bem diferenciado. A ultrassonografia mostra tratar-se de lesão tipo T1. Qual é o tratamento recomendado?
Criança de 06 anos de idade apresenta-se com quadro de febre alta, dor torácica, dispneia, tosse seca. A radiografia de tórax mostra uma condensação pneumônica no hemitórax direito com discreto derrame pleural. O agente etiológico mais provável é:
Compartilhar