Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Considere as assertivas abaixo sobre encefalopatia hepática. I - Asterixe e retardo psicomotor são manifestações características da doença, mas sua ausência não exclui o diagnóstico. II - Na insuficiência hepática crônica, a encefalopatia hepática pode ser subclínica, havendo apenas leve alteração de cognição. III - Sangramento gastrointestinal, ingestão excessiva de proteínas, constipação, desequilíbrios hidroeletrolíticos e infecções são fatores precipitantes da doença. Quais são corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas II e III
E
I, II e III
Em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica podemos afirmar que:
M.F.I., 47 anos, sexo masculino, hipertenso e diabético tipo II não insulino-dependente, queixa-se de dificuldade de deambulação devido perda da sensibilidade nos membros inferiores há 3 horas. Apresenta extremidades inferiores frias bilateralmente, pulsos não palpáveis. Considerando um quadro de oclusão arterial aguda, o que torna o membro isquêmico inviável é:
Paciente masculino, de 48 anos de idade, proveniente da Bahia, é admitido em um hospital geral do Distrito Federal, com hematêmese. Sua pressão arterial é de 90/60 mmHg. O exame físico apresenta esplenomegalia e ascite, e o hematócrito inicial é de 26%. Nega o uso de álcool, porém, refere banhos em lagoa na adolescência e de conhecer o caramujo. A sucção por sonda nasogástrica resultou em 300 ml de sangue fresco. Após as reposições iniciais, esse homem deveria ser submetido a:
São fatores determinantes para o diagnóstico da depressão maior:
Compartilhar